COTIDIANO ESCOLAR – PERCORRENDO DOBRAS ENTRE AS PRÁTICAS CORPORATIVAS E DO DIÁLOGO

Autores

  • Ângela Maria Gomes Ribeiro Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i20.38985

Resumo

RESUMO
O presente texto tem como objetivo problematizar os sentidos das práticas presentes na escola. A análise se propõe a passar por fora das instituições cristalizadas, percorrendo as tecnologias de poder que as produziram. As práticas cotidianas operam como analisadores. Como resultado, destaca-se o diálogo entre saberes cristalizados e os insurgidos contra os efeitos
centralizadores de poder, produtores de resistências.


Palavras-chave: Cotidiano escolar; Indisciplina; Resistência.

ABSTRACT
The following text is to emphasize the meanings of practices present in school. The analysis is actually a proposal beyond the crystallized institutions dealing with the power technologies which produce them. The everyday practices work as analyzers. As a result, the dialogue among different types of fossilized knowledge stands out as well as the threatened ones against the effects of centralized power, makers of resistance.


Key Words: School everyday’s life. Indiscipline. Resistance.

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Publicado

2013-12-01

Como Citar

Fernandes, Ângela M. G. R. (2013). COTIDIANO ESCOLAR – PERCORRENDO DOBRAS ENTRE AS PRÁTICAS CORPORATIVAS E DO DIÁLOGO. RevistAleph, (20). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i20.38985