AVALIAÇÕES EXTERNAS: IMPACTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI :
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39314Mots-clés :
Avaliação Diagnóstica, Educação Infantil, Práticas PedagógicasRésumé
Nesse artigo tratamos dos impactos da Avaliação Diagnóstica - realizada no primeiro ano do Ensino Fundamental - nas práticas da Educação Infantil, dentro do contexto das políticas de avaliação externa do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. O referencial analítico é o Ciclo de Políticas (Ball, 2006). O artigo está dividido em quatro seções. A primeira seção apresenta considerações sobre avaliações externas. A segunda destaca aspectos da Avaliação Educacional no município do Rio de Janeiro. A terceira traça um paralelo entre os Cadernos de Atividades e a Avaliação Diagnóstica. Por fim, a quarta traz algumas conclusões que indicam que os Cadernos de Atividade apresentam conteúdos idênticos aos da Avaliação Diagnóstica colocando os objetivos da Educação Infantil em risco.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ana Paula Lima da Silva, Anelise Monteiro do Nascimento 2019
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).