AVALIAÇÕES EXTERNAS: IMPACTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Auteurs-es

  • Ana Paula Lima da Silva SME/RJ Auteur-e
  • Anelise Monteiro do Nascimento UFRRJ Auteur-e

DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39314

Mots-clés :

Avaliação Diagnóstica, Educação Infantil, Práticas Pedagógicas

Résumé

Nesse artigo tratamos dos impactos da Avaliação Diagnóstica - realizada no primeiro ano do Ensino Fundamental - nas práticas da Educação Infantil, dentro do contexto das políticas de avaliação externa do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. O referencial analítico é o Ciclo de Políticas (Ball, 2006). O artigo está dividido em quatro seções. A primeira seção apresenta considerações sobre avaliações externas. A segunda destaca aspectos da Avaliação Educacional no município do Rio de Janeiro. A terceira traça um paralelo entre os Cadernos de Atividades e a Avaliação Diagnóstica. Por fim, a quarta traz algumas conclusões que indicam que os Cadernos de Atividade apresentam conteúdos idênticos aos da Avaliação Diagnóstica colocando os objetivos da Educação Infantil em risco. 

Téléchargements

Biographies de l'auteur-e

  • Ana Paula Lima da Silva, SME/RJ
    Tem experiência na área da educação desde 2004 quando iniciou a carreira profissional como Merendeira efetiva na prefeitura Municipal de Seropédica; de 2006 à 2011 atuou como Auxiliar de Creche na Prefeitura Municipal de Mesquita. Atualmente exerce a função de professora de Educação Infantil e Professora Articuladora no município do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - PPGEduc/UFRRJ e é membro do Grupo de Pesquisa Infâncias até 10 anos (GRUPIs) UFRRJ. Possui graduação em Pedagogia pela UFRRJ.
  • Anelise Monteiro do Nascimento, UFRRJ
    Professora Adjunta do Departamento de Educação e Sociedade da UFRRJ, na área de Educação Infantil. Professora do PPGEduc. Coordenadora do Curso de Especialização "Docência na Educação Infantil" MEC/UFRRJ. Possui doutorado em Educação (Puc/Rio, 2013) com período sanduíche em Université Paris Descartes - Paris V (2011), Mestrado em Educação pela - PUC - Rio (2004), Especialização em Educação Infantil pela PUC/Rio (2000) e Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1999).

Téléchargements

Publié

2019-07-29

Numéro

Rubrique

Pulsações e Questões Contemporâneas

Comment citer

AVALIAÇÕES EXTERNAS: IMPACTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2019). RevistAleph, 32, 200-218. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39314