AVALIAÇÕES EXTERNAS: IMPACTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39314Palavras-chave:
Avaliação Diagnóstica, Educação Infantil, Práticas PedagógicasResumo
Nesse artigo tratamos dos impactos da Avaliação Diagnóstica - realizada no primeiro ano do Ensino Fundamental - nas práticas da Educação Infantil, dentro do contexto das políticas de avaliação externa do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. O referencial analítico é o Ciclo de Políticas (Ball, 2006). O artigo está dividido em quatro seções. A primeira seção apresenta considerações sobre avaliações externas. A segunda destaca aspectos da Avaliação Educacional no município do Rio de Janeiro. A terceira traça um paralelo entre os Cadernos de Atividades e a Avaliação Diagnóstica. Por fim, a quarta traz algumas conclusões que indicam que os Cadernos de Atividade apresentam conteúdos idênticos aos da Avaliação Diagnóstica colocando os objetivos da Educação Infantil em risco.
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