DA UNIVERSALIZAÇÃO À QUALIDADE DO ENSINO: DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39084Résumé
A universalização do ensino, as pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita e os ciclos de idade de formação foram marcos políticos e científicos que provocaram mudanças significativas para a compreensão e reflexão do que seja o processo ensino-aprendizagem e a organização das escolas. O presente texto pretende refletir sobre os efeitos destes marcos sobre o processo de alfabetização e algumas propostas pedagógicas que foram e têm sido elaboradas visando garantir a qualidade do ensino, principalmente, para aqueles alunos em que o fracasso persiste em se apresentar como sintoma.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2014 Marlene Maria Machado da Silva, Ana Lydia B. Santiago
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).