DA UNIVERSALIZAÇÃO À QUALIDADE DO ENSINO: DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Marlene Maria Machado da Silva Autor
  • Ana Lydia B. Santiago Autor

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39084

Resumo

A universalização do ensino, as pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita e os ciclos de idade de formação foram marcos políticos e científicos que provocaram mudanças significativas para a compreensão e reflexão do que seja o processo ensino-aprendizagem e a organização das escolas. O presente texto pretende refletir sobre os efeitos destes marcos sobre o processo de alfabetização e algumas propostas pedagógicas que foram e têm sido elaboradas visando garantir a qualidade do ensino, principalmente, para aqueles alunos em que o fracasso persiste em se apresentar como sintoma.

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Publicado

2014-12-04

Edição

Seção

Experiências Instituintes

Como Citar

DA UNIVERSALIZAÇÃO À QUALIDADE DO ENSINO: DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO. (2014). RevistAleph, 22. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39084