RESISTÊNCIA E AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39308Mots-clés:
indisciplina, autoridade, autonomia, educação infantilRésumé
O grito/desabafo da criança, que disparou este artigo, parte de um embate cotidiano observado numa escola de educação infantil e apresenta reflexões sobre experiências de crianças e as relações intersubjetivas representadas por figuras de autoridade, por condutas de indisciplina e por construções de autonomia moral no cotidiano escolar. O texto dialoga com os temas indisciplina, autoridade, autonomia e resistência, numa relação ensino/aprendizagem onde a experiência vivenciada e os sentidos construídos norteiam as pedagogias do dia-a-dia no cenário da educação infantil. Compreende-se a escola como um potencial de acesso aos conteúdos científicos, às experiências desafiadoras capazes de transformar e desencadear processos de desenvolvimento e comportamentos nas crianças e também nas educadoras.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
AQUINO, Julio Groppa (org.) Autoridade e autonomia na escola. Alternativas e práticas. São Paulo: Summus, 1999.
BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação. n. 19, p. 20-28, jan/fev/mar/abr 2002.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5 – Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, 2009.
BRANCO, Guilherme Castelo. As resistências ao poder em Michel Foucault. In: Revista Trans/Form/Ação, São Paulo, Marília, UNESP, v. 24, p. 237-248, 2001.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Autoridade e educação: o desafio em face do ocaso da tradição. In: Revista Brasileira de Educação v. 20 n. 63 out.-dez. 2015. p. 975-993
DE LA TAILLE, Yves – Autoridade na escola. In: AQUINO, Julio Groppa (org.) Autoridade e autonomia na escola. Alternativas e práticas. São Paulo: Summus, 1999.
DE LA TAILLE, Yves, OLIVEIRA, Martha Kohl de, DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygostky, Wallon. Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 22. ed. Tradução e organização de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006a.
__________________. Vigiar e punir. Nascimento da Prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 31.ed., Petrópolis: Vozes, 2006b.
KOHAN, Walter Omar. Infância, estrangeiridade e ignorância. Ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
KOHAN, Walter Omar. Infância e filosofia. In: SARMENTO, Manuel. GOUVEA, Maria Cristina Soares de (orgs.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 40-61. (Coleção Ciências Sociais da Educação)
KAMII, Constance. A autonomia como finalidade da Educação: implicações da Teoria de Piaget. Apêndice. In: _____ A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Tradução de Regina A. de Assis. Campinas: Papirus, 1984.
KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Campinas: Papirus, 1991.
MACHADO, Roberto. Introdução. Por uma genealogia do poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução e organização de Roberto Machado. 22. ed., Rio de Janeiro: Graal, 2006, p. VII-XXIII.
PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 1988.
PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
ROCHA, Mariza Lopes da. Educação e saúde: coletivização das ações e gestão participativa. In: ROCHA, Mariza Lopes da. Psicologia e Educação: novos caminhos para a formação. RJ: Ciência Moderna, 2001. p.213-229.
SCHULTZ, Duane P. SCHULTZ, Sydney Ellen. História da Psicologia Moderna. Tradução Suely Sonoe Murai Cuccio e Marília de Moura Zanella. São Paulo: Cengage Learning, 2012
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2019 MARIA LUISA FURLIN BAMPI, Virgínia Georg Schindhelm
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).