At NOSSAS INFÂNCIAS E O DIREITO À CIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO-RJ

Auteurs

  • André Tinoco de Vasconcelos Faculdade Formação de Professores - FFP/UERJ
  • Thiago Simão Dias Instituto Abraço do Tigre
  • Clara Regina Moscoso Faculdade de Formação de Professore - FFP/UERJ
  • Thaís Coutinho de Barros Coelho Faculdade Formação de Professores - FFP/UERJ

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https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51065

Mots-clés:

Infâncias, Direito à cidade, Pandemia, Educação escolar, Leitura geográfica

Résumé

Este artigo tem como temática o estudo das infâncias durante a pandemia e seu objetivo geral é problematizar como a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e o necessário isolamento social estão impactando no desenvolvimento das leituras geográficas e na construção da compreensão dos direitos à cidade pelas infâncias no município de São Gonçalo-RJ. A metodologia utilizada apresenta uma abordagem qualitativa, pautada na Educação Popular (FREIRE, 1989) e a Educação Geográfica (CALLAI, 2005; CAVALCANTI, 1998; LOPES, 2006). Os resultados apontam que, no contexto da realidade das crianças de classes populares, as infâncias são marcadas por negação de diversos direitos, incluindo o direto à educação e, tanto dentro como fora do contexto pandêmico, elas seguem impossibilitadas de desfrutar, em grande parte, da cidade, porque foram roubadas, desumanamente, de seus direitos dentro do tecido urbano.

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Bibliographies de l'auteur

André Tinoco de Vasconcelos, Faculdade Formação de Professores - FFP/UERJ

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP) -, Área de Concentração em Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia na Linha Ensino de Geografia. Possui especialização em Educação Básica e graduação em Geografia, também pela UERJ-FFP. Professor Assistente no Departamento de Geografia da UERJ-FFP. Participa do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Relações Raciais e Movimentos Sociais (NEGRAM) e do Centro de Documentação, Informação e Pesquisa Sobre o Ensino de Geografia (CEDIPE-GEO FFP/UERJ). É membro, desde 2010, do Grupo de Trabalho de Ensino de Geografia da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Niterói e, atualmente, também participa do GT de Relações Raciais e Interseccionalidade da mesma entidade. É coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão GAIEP (Geografia nos Anos Iniciais e Educação Popular).

Thiago Simão Dias, Instituto Abraço do Tigre

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão GAIEP (Geografia nos Anos Iniciais e Educação Popular). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão PPEJAT (Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos da Classe Trabalhadora). Atua como Educador Social - Professor de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA) no Instituto Abraço do Tigre.

Thaís Coutinho de Barros Coelho, Faculdade Formação de Professores - FFP/UERJ

Estudante de graduação em licenciatura plena de Pedagogia pela UERJ - FFP Faculdade de Formação de Professores. Ex-bolsista PIBIC do Projeto de Pesquisa "Formação Continuada em Rede: Experiências e Narrativas Docentes". Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão GAIEP (Geografia nos Anos Iniciais e Educação Popular).

Références

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Publiée

2022-02-16

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