AS RELAÇÕES DE PODER NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR SOB A ÓTICA FOUCAULTIANA

THE POWER RELATIONS IN THE SCHOOL INSTITUTION FROM THE FOUCAULTIAN PERSPECTIVE

Auteurs

  • CICLENE DA SILVA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)
  • Antônia Heloísa da Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Secleide Alves da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

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https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64483

Mots-clés:

Foucault. Poder-Saber. Discurso. Disciplina. Instituição Escolar

Résumé

O propósito deste artigo é examinar, à luz do pensamento de Michel Foucault, as relações de poder que permeiam a instituição escolar, utilizando como base as pesquisas acadêmicas realizadas ao longo da última década em níveis de mestrado e doutorado, a fim de compreender a forma como as relações de poder e saber se expressam no contexto escolar. Serão apresentadas as noções de poder e discurso no pensamento do filósofo, bem como os dispositivos que moldam a formação dos sujeitos e as práticas discursivas. A pesquisa adotou o método arqueogenealógico foucaultiano. Os resultados evidenciam que a escola é um espaço que disciplina tanto os corpos quanto as mentes, e promove certos regimes de verdade nos quais o governo dos outros está intrinsecamente ligado ao autogoverno. 

 

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Bibliographies de l'auteur

Antônia Heloísa da Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN – Campus Pau dos Ferros, Brasil.

Secleide Alves da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Professora efetiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras Libras na modalidade a distância na UERN.

Références

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Publiée

2024-12-09

Numéro

Rubrique

Pulsações e Questões Contemporâneas