O SOFTWARE ALFABETIZAÇÃO FÔNICA NO CONTEXTO DA INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autori

  • Cristina Lúcia Maia Coelho
  • Aimi Tanikawa de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i23.39103

Abstract

No cenário da inclusão, intervenções baseadas em programas computacionais lúdicos têm se tornado poderosas ferramentas de ensino e aprendizagem. A pesquisa analisa a eficácia de uma intervenção psicopedagógica através do software Alfabetização Fônica no desempenho de sujeitos com deficiência intelectual nas competências de leitura. A abordagem teórico-metodológica se baseou num estudo de caso com o referencial da avaliação interativa. Após a intervenção, verificou-se avanços significativos nas dimensões Processos Léxicos e Sintáticos, assim como na consciência fonológica dos sujeitos. O incentivo à metacognição se desdobrou em processos de auto-regulação permitindo que os alunos mantivessem maior controle de suas ações durante a execução dos jogos eletrônicos e como tomada de consciência.

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Pubblicato

2015-07-20

Come citare

Maia Coelho, C. L., & Oliveira, A. T. de. (2015). O SOFTWARE ALFABETIZAÇÃO FÔNICA NO CONTEXTO DA INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. RevistAleph, (23). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i23.39103