O discurso dos direitos humanos entre crises e crítica: algumas possibilidades de resgate de sentido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-201810201

Palavras-chave:

direitos humanos, crise, perspectiva crítica, Estado

Resumo

Existe um significativo distanciamento entre o discurso dos direitos humanos e a sua prática, o que contribui para a sua inefetividade. Apesar de preocupante, esse contexto diz respeito mais a um ângulo equivocado de visão do que um desvirtuamento real. Nesse sentido, visando reajustar esses ângulos, o presente trabalho contrasta os direitos humanos enquanto discurso e os direitos humanos enquanto ação, sugerindo uma perspectiva crítica e apontando algumas possibilidades de resgate de sentido. Como método de abordagem, adota-se a fenomenologia-hermenêutica, aliada aos métodos de procedimento histórico e monográfico e à técnica de pesquisa de documentação indireta. Dentre os resultados destaca-se que alternativas de resgate de sentido dos direitos humanos dependem do próprio reconhecimento das insuficiências estatais, teóricas e concretas, seguindo-se de um fortalecimento de vínculos e movimentos sociais em favor de discurso e prática verdadeiramente emancipatórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tássia Aparecida Gervasoni, Faculdade Meridional (IMED), Passo Fundo, RS

Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com período sanduíche na Universidad de Sevilla (Espanha). Mestre e Graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professora de Direito Constitucional e Teoria do Estado na Faculdade Meridional - IMED. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estado e Constituição, vinculado ao CNPq. Advogada.

Felipe da Veiga Dias, Faculdade Meridional (IMED), Passo Fundo, RS

Doutor em Direito pela UNISC (2015) com período sanduíche na Universidade de Sevilla (2014). Mestre em Direito pela UNISC (2012). Pós-graduação em Direitos Fundamentais e Constitucionalização do Direito pela PUC-RS (2009). Graduado em Direito pela ULBRA-SM (2008). Professor da Faculdade Meridional (IMED). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Criminologia, Direitos Humanos e Fundamentais e Direito da Criança e Adolescente.

Downloads

Publicado

2018-06-16

Como Citar

Gervasoni, T. A., & Dias, F. da V. (2018). O discurso dos direitos humanos entre crises e crítica: algumas possibilidades de resgate de sentido. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 10(2), 161-177. https://doi.org/10.15175/1984-2503-201810201