Novos cenários geopolíticos: A aliança entre a Rússia e a China pode mudar o futuro da Eurásia

Auteurs-es

  • Beatriz Bissio Département de Science Politique / Université Fédérale de Rio de Janeiro, Uruguay / Brésil

DOI :

https://doi.org/10.15175/1984-2503-20179308

Mots-clés :

China, Rússia, União Econômica Eurasiática, Organização de Cooperação de Xangai, Nova Rota da Seda.

Résumé

Após um breve período em que o poder dos Estados Unidos parecia incontestável, o cenário internacional apresenta atualmente uma tendência ao deslocamento da hegemonia em direção ao Oriente, com a China e a Rússia despontando como atores de primeira grandeza. Esses dois gigantes asiáticos, depois de minimizar o peso das disputas que dificultavam sua aproximação, têm construído nos anos recentes uma parceria – principalmente no plano econômico, mas com profundo significado geopolítico – que vem se consolidando desde 2013, com a ascensão ao poder na China do presidente Xi Jinping. O presente artigo analisa as implicações e projeções da aliança sino-russa na Ásia e além.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

Beatriz Bissio, Département de Science Politique / Université Fédérale de Rio de Janeiro, Uruguay / Brésil

Professora Adjunta e Chefe do Depto. de Ciência Política do IFCS/UFRJ. Doutora em História (Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.) Título da pesquisa: Percepções do espaço no Medievo Islâmico. O exemplo de Ibn Khaldun e Ibn Battuta. (Indicada para o Prêmio ANPUH 2010 pelo PPGH/UFF e publicada pela Editora Civilização Brasileira com o nome "O mundo falava árabe".) Graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Teve longa atuação como jornalista, no terreno internacional. Como correspondente de vários meios de comunicação latino-americanos e como fundadora, diretora e editora das revistas Cadernos do Terceiro Mundo (1974-2006), Ecologia e Desenvolvimento (1991-2006) e Revista do Mercosul (1992-2006) percorreu, ao longo de três décadas, a América Latina, África e Ásia (em particular o Oriente Médio), e fez a cobertura de momentos marcantes da história contemporânea como a guerra de libertação e a independência de Angola e Moçambique, a luta contra o apartheid na África do Sul, o conflito árabe-israelense, a guerra no Líbano, a questão do Iraque, as Conferências do Movimento Não Alinhado e da ONU (Beijing sobre a Mulher, etc). Uruguaia, naturalizada brasileira, morou na Argentina, Peru, México e Portugal. Consultora em Relações Internacionais (foi a Coordenadora do Comitê de Relações Internacionais do Governo do Maranhão, na gestão do Dr. Jackson Lago 2007-2009) e responsável das articulações dos projetos de cooperação junto ao Itamaraty. Preside o Espaço Cultural "Diálogos do Sul". Prêmio Vladimir Herzog e Golfinho de Ouro 2000 de Jornalismo.

Téléchargements

Publié-e

2017-10-13

Comment citer

Bissio, B. (2017). Novos cenários geopolíticos: A aliança entre a Rússia e a China pode mudar o futuro da Eurásia. Revue Internationale d´Histoire Politique E Culture Juridique, 9(3), 532-553. https://doi.org/10.15175/1984-2503-20179308