Formação do Sistema de Comunicações em Santa Catarina: Telefonia (1876-1927)
DOI :
https://doi.org/10.15175/1984-2503-201810207Mots-clés :
Telefonia, história econômica, território, Santa CatarinaRésumé
O objetivo deste artigo é discutir a inserção dos serviços telefônicos na formação do sistema de comunicações em Santa Catarina desde a instalação dos primeiros aparelhos telefônicos em Desterro, no ano de 1876, até o final dos anos 1920. A instalação dos serviços telefônicos será compreendida dentro do movimento de modernização que combina e sobrepõe camadas geoeconômicas formadas pelos transportes, comunicações e energia que se adensam com a participação do estado e formam sistemas regionais de economia. O artigo está dividido em quatro momentos. O primeiro traz uma breve contextualização histórica desde a invenção do telefone até sua chegada no Brasil em paralelo à expansão da rede de telégrafos. O segundo narra as primeiras iniciativas telefônicas em Santa Catarina, abrangendo o período de 1876 a 1907, quando conjugavam-se serviços telefônicos e telegráficos. No terceiro momento, discute-se o avanço fragmentado dos serviços telefônicos entre 1907 e 1918, destacando a atuação da Grossenbacher & Trinks em Joinville e Florianópolis. Por fim, o último período analisado, entre 1918 e 1927, descreve a consolidação restringida da telefonia no estado com o surgimento de firmas prestadoras de serviços telefônicos em algumas das principias cidades catarinenses, mas cuja oferta de aparelhos não atendia a grande demanda urbana em expansão.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs devront joindre à leur texte une attestation dûment signée de cession des droits d’auteur, selon le modèle ci-dessous :
Je/nous, soussigné(s) ..................... , auteur(s) du texte : ................................, soumis à l’appréciation de la revue Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, ai (avons) pris connaissance des normes de publication et accepte (acceptons) que les droits d’auteur relatifs au texte soumis soient cédés à l’éditeur de la publication. J’assume (nous assumons) en outre la responsabilité du contenu de l’article; et est (sommes) prêt à contribuer à la rédaction de bon marché à entreprendre les changements suggérés par les évaluateurs et l'examen des citations bibliographiques.
__________________, ____/_____
Signature : ________________________________