O Instituto do Ceará e a intelectualidade cearense: Identidade regional, sociabilidade e escrita da história da abolição na província

Auteurs-es

  • Camila de Sousa Freire Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
  • Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva Faculté de Formation des Professeurs/ Université de l'État de Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-9625-1757

DOI :

https://doi.org/10.15175/1984-2503-201810306

Mots-clés :

escrita da história, identidade regional, Instituto do Ceará, intelectuais cearenses

Résumé

Este trabalho objetiva analisar a formação de uma intelectualidade cearense entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, bem como suas redes de sociabilidade e atuação, principalmente, no que diz respeito à escrita da história e à construção de uma identidade regional cearense. Entre outros locais de sociabilidade, destacamos a atuação destes homens no Instituto do Ceará e a divulgação de suas ideias através da Revista do Instituto. São enfatizados alguns aspectos que ganham projeção na identidade regional cearense, como a seca e um suposto caráter especial do cearense, por meio dos discursos desses intelectuais, assim como o movimento abolicionista, que culminou com a libertação dos escravos na província em 1884. Nesse sentido, sobretudo o pioneirismo na abolição foi consolidado pelo Instituto e se tornou marco fundamental em um processo de construção identitária que relaciona memória e história no olhar sobre o passado.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Camila de Sousa Freire, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Graduada em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. Atuou como estagiária no Arquivo Nacional, atuando no projeto de Organização de Fundos do Judiciário (CODES), de 17/09/2012 até 31/08/2014; e bolsista de Iniciação Científica da UERJ/FAPERJ sob orientação da professora doutora Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva no projeto "Escrita da História, unidade e integração nacional nas primeiras décadas republicanas: diálogos entre Guilherme Studart e Max Fleiuss (1889-1931)" no período de 01/11/2014 a 31/10/2015. Atualmente aluna do Programa de Pós Graduação em História Social pela UERJ/FFP, com a pesquisa "O movimento abolicionista cearense e a formação da identidade regional no Ceará", sob orientação da professora Doutora Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva.

Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva, Faculté de Formation des Professeurs/ Université de l'État de Rio de Janeiro

Possui graduação em História (2004), mestrado (2007) e doutorado (2011) em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Assistente Editorial de Passagens - Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica. Coordenadora do Laboratório Cidade e Poder/UFF. Professora Adjunta de História do Brasil e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e em Teoria e Metodologia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: pobreza urbana, repressão e controle social, discurso jurídico, cidadania e direitos, poder e ideias jurídicas, intelectuais e pensamento político e social, escrita da história e circulação cultural e de ideias. 

Téléchargements

Publié-e

2018-10-15

Comment citer

Freire, C. de S., & da Silva, A. P. B. R. (2018). O Instituto do Ceará e a intelectualidade cearense: Identidade regional, sociabilidade e escrita da história da abolição na província. Revue Internationale d´Histoire Politique E Culture Juridique, 10(3), 440-463. https://doi.org/10.15175/1984-2503-201810306