INFÂNCIA E BULLYING EM SOMOS TODOS EXTRAORDINÁRIOS, DE R. J. PALACIO

Autores

  • Cristiane de Mesquita Alves Universidade do Estado do Pará https://orcid.org/0000-0002-1723-9611
  • Gabriele de Lima Gonzaga Universidade do Estado do Pará
  • Mayane Vieira de Assunção Universidade do Estado do Pará

Palavras-chave:

Infância. Inclusão. Bullying.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma leitura interpretativa do livro de Literatura infantil Somos todos extraordinários (2017), da autora e designer gráfica Raquel Palácio, com o intuito de analisar a relação entre os temas da infância, do bullying e da dificuldade da criança com deficiência física em se inserir nos espaços sociais, como a escola, a partir das ações de bullying sofridas pelo protagonista do livro Auggie Pullman, bem como demonstrar as inusitadas iniciativas do menino de promover um processo de inclusão social para superar as demandas de preconceito de muitos colegas da escola no que diz respeito a sua aparência física. Para tanto, esta pesquisa foi realizada por um viés de revisão de literatura embasada em Sampaio (2019), no que tange às discussões de bullying, interação e escola, assim como Alves e Castro (2017), Girotto (2015) e Potti (2008) sobre a questão da criança e da infância, que serviram de alicerce teórico para argumentação desta pesquisa.

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Biografia do Autor

Cristiane de Mesquita Alves, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Comunicação, Linguagens e Cultura (UNAMA/Bolsista PROSUP/CAPES). Professora da Universidade do Estado do Pará. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagens e Tecnologia (CNPq/UEPA). Integrante do Grupo de Pesquisa Interfaces do Texto Amazônico (UNAMA). http://lattes.cnpq.br/6616269685664014 / https://orcid.org/0000-0002-1723-9611

Gabriele de Lima Gonzaga, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Campus XI- São Miguel do Guamá.

Mayane Vieira de Assunção, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Campus XI- São Miguel do Guamá.

 

 

Referências

ALVES, Cristiane de Mesquita; CASTRO, José Guilherme de Oliveira. Pilar & Ofélia: dois olhares sobre o brinquedo na infância. In: SANDANELLO, Franco Baptista [et al] (Orgs). Anais do 1º Congresso Internacional de Letras. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2017. Disponível em: http://www.conilufma.com.br/downloads/2017/anais-ICONIL-UFMA.pdf. Acesso em 11 de abril de 2020.

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. In: SOUZA, Renata Junqueira de [et al] (Orgs). A arte narrativa na infância: práticas para o teatro da leitura e a contação de histórias. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.

PALACIO, R. J. Somos todos extraordinários. 1ª ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017.

POTTI, Gabriela. Pedagogia do sentimento: a incipiente atividade crítica da literatura infantil. Revista Discutindo Literatura Especial – Literatura Infantil e Juvenil: conquistas de um dos gêneros que mais cresce no Brasil. v. 3. p. 18- 21, Escala Educacional: São Paulo, 2008. (Impressa)

SAMPAIO, Márcia Maria Vasconcelos. Narrativas sobre bullying: relatos de alunos de uma escola pública de Belém. In: ALVES, Cristiane de Mesquita (Org). Experiências de leitura e de escrita na escola: práticas e propostas de ensino de línguas e de literatura em sala de aula. São Paulo: Todas as Musas, 2019.

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Publicado

2020-10-21

Como Citar

ALVES, C. DE M.; GONZAGA, G. DE L.; ASSUNÇÃO, M. V. DE. INFÂNCIA E BULLYING EM SOMOS TODOS EXTRAORDINÁRIOS, DE R. J. PALACIO. Sede de Ler, v. 7, n. 1, p. 9-14, 21 out. 2020.