BRASIL, TIRA A POEIRA DOS PORÕES (OU, PARA ALÉM DA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO)

Autores

  • Lia Tiriba
  • Maria Cristina Paulo Rodrigues
  • José Luiz Cordeiro Antunes

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.17i32.p28299

Resumo

Difícil escrever um editorial sintonizado com a conjuntura, principalmente
quando se trata de refletir sobre o que, em 1967, Guy Debord (1997) denominou de
“sociedade do espetáculo”. Escandalizado com a capacidade das sociedades
modernas produzirem um arsenal de espetáculos que favorece “a inversão concreta
da vida” (p.13), Debord afirma que a materialização da ideologia se manifesta como
uma espécie de esquizofrenia, ou “um fato alucinatório social”. (p.139). Sem
desconsiderar as bases materiais de produção social da existência, e, portanto, o
diálogo com o materialismo histórico, e em especial com a Ideologia Alemã, de Marx
e Engels, o autor assegura que “a ideologia é a base do pensamento de uma
sociedade de classes, no curso conflitante da história” (p.137).

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Publicado

2019-03-28

Como Citar

Tiriba, L., Paulo Rodrigues, M. C., & Cordeiro Antunes, J. L. (2019). BRASIL, TIRA A POEIRA DOS PORÕES (OU, PARA ALÉM DA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO). Revista Trabalho Necessário, 17(32), 1-5. https://doi.org/10.22409/tn.17i32.p28299