EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO RURAL: CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO

Autores

  • Michelle Freitas Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40504

Palavras-chave:

Materialismo histórico-dialético, Capitalismo, EJA, Educação Rural

Resumo

Neste artigo reflete-se sobre as contribuições do materialismo histórico-dialético para pesquisas no campo da educação, a partir do desvelamento das tramas históricas que se fazem presentes na realidade da EJA e da educação rural. Tendo como fundamento a compreensão da história como produção social – como processo real da vida humana em sociedade – desenvolve-se reflexões sobre: as contradições que envolvem a relação entre capital e trabalho; a disputa por diferentes projetos de educação para a classe trabalhadora rural e o caráter histórico da luta por hegemonia no cerne da estrutura do Estado em seu sentido ampliado.

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Publicado

2020-01-23

Como Citar

Teixeira, M. F. (2020). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO RURAL: CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO. Revista Trabalho Necessário, 18(35), 99-123. https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40504