v. 18 n. 35 (2020): História e historiografia em Trabalho-Educação

					Visualizar v. 18 n. 35 (2020): História e historiografia em Trabalho-Educação

Publicada: 23/01/2020

Publicado: 2020-01-23

Edição completa

Expediente

  • Expediente

    - - (Autor)
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40487

Editorial

  • ANO NOVO, VELHOS PROBLEMAS... E UM PRESENTE CHEIO DE POSSIBILIDADES

    José Luiz Cordeiro Antunes, Maria Cristina Paulo Rodrigues, Lia Tiriba (Autor)
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40488

Apresentação

  • HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA EM TRABALHO-EDUCAÇÃO E O PENSAMENTO CRÍTICO

    Maria Ciavatta (Autor)
    6-19
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40489

Artigos do Número Temático

  • “ESCOVAR A HISTÓRIA A CONTRAPELO”: CONTRIBUIÇÕES DE WALTER BENJAMIN PARA A CONCEPÇÃO DIALÉTICA DA HISTÓRIA

    Vitor Bemvindo (Autor)
    20-37
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40490
  • NOTAS PARA O ESTUDO DO TRABALHO INDUSTRIAL URBANO: O PRINCÍPIO EDUCATIVO DA “ESCOLA PARA TODOS” A PARTIR DA MODERNIDADE

    Dalton José Alves (Autor)
    38-60
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40491
  • O REDUCIONISMO DA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO EFEITO DA LIQUEFAÇÃO DAS NECESSIDADES HUMANAS NO MERCADO CAPITALISTA

    Maria de Fatima Felix Rosar (Autor)
    61-78
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40492
  • MEMÓRIAS DE MILITANTES: A GREVE DOS PETROLEIROS DE 1995

    Carlos Lucena (Autor)
    79-98
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40493
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO RURAL: CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO

    Michelle Freitas Teixeira (Autor)
    99-123
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40504
  • REFERÊNCIAS HISTÓRICAS E TEÓRICAS PARA A ANÁLISE CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL SOBRE CURRÍCULO INTEGRADO E ENSINO MÉDIO INTEGRADO

    Patrícia Furtado Fernandes Costa, Lucília Regina de Souza Machado (Autor)
    124-147
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40495
  • A HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O PORTAL DA MEMÓRIA DO IFRN

    Olívia Morais de Medeiros Neta, Francisco das Chagas Silva Souza (Autor)
    148-163
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40497
  • REVISTA POLIVISÃO: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL/INTEGRADA NA VISÃO DOS DOCENTES DE UMA ESCOLA POLIVALENTE

    Maria Augusta Martiarena de Oliveira (Autor)
    164-182
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40499
  • ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DAS CLASSES PERIGOSAS: O ENSINO PROFISSIONAL DO IMPÉRIO À REPÚBLICA

    José António Martin Moreno Afonso, Renato Marinho Brandão Santos (Autor)
    183-207
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40501
  • ESCOLA PARA DESVALIDOS: A FORMAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INDUSTRIAL

    Francisco Carlos Oliveira de Sousa (Autor)
    208-230
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40502

Ensaio

  • FÁBRICAS DE INEQUIDAD: CRÍTICA DE LA ESCUELA CAPITALISTA

    Juan Mainer Baqué (Autor)
    231-239
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40505

Documentário

  • O RIO DOS TRABALHADORES - A educação do olhar e a fotografia como fonte histórica

    Maria Ciavatta (Autor)
    240-263
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40506

Artigos - Outras Temáticas

  • EDUCAÇÃO NA CRÍTICA AO PROGRAMA DE GOTHA: UMA SÍNTESE

    Antonio Nascimento da Silva, Deribaldo Santos, George Amaral (Autor)
    272-287
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40508
  • A QUEM SERVE A “NEUTRALIDADE”? ANÁLISE DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO À LUZ DA IDEOLOGIA GERENCIALISTA

    Catia Eli Gemelli (Autor)
    288-309
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40509
  • ENCARCERAMENTO DAS MULHERES: TRABALHO, VIOLÊNCIA E ABANDONO

    Yara Elizabeth Alves, Fernando Selmar Rocha Fidalgo (Autor)
    310-335
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40510
  • HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ENSINO SUPERIOR: CAMINHOS DE UMA INVESTIGAÇÃO

    Fábio Mansano de Mello, Ana Elizabeth Santos Alves (Autor)
    336-357
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40511

Resenha

  • APRENDER COM A HISTORIOGRAFIA EM TRABALHO-EDUCAÇÃO: COMO SE ESCREVE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

    José Lúcio Nascimento Junior, Patrícia Maria Pereira do Nascimento (Autor)
    264-271
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40507

Teses e Dissertações

Memória e Documentos

  • ENTREVISTA DE JOSÉ LUIZ DEL ROIO - GUARDIÃO DA MEMÓRIA OPERÁRIA NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR (1964-1985)

    Elina Pessanha (Autor)
    370-380
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40514
  • BREVES CARTAS A UMA JOVEM PROFESSORA, ALGUNS POEMAS E OUTROS RELATOS - ANA LÚCIA ESPÍNDOLA (IN MEMORIAN)

    Léa de Lourdes Calvão da Silva (Autor)
    381-425
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40516