O “NOVO CAMINHO DAS ÁGUAS” DA PARAÍBA E OS CANTOS DE ACAUÃ: EXPROPRIAÇÃO E VIOLÊNCIA EM GRANDES OBRAS HÍDRICAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i36.42785Palavras-chave:
Expropriação – Pesquisa militante – Canal Acauã-Araçagi – BarragensResumo
Este artigo apresenta e convida a uma reflexão crítica sobre a questão hídrica no Nordeste brasileiro, a partir de um estudo de caso no Estado da Paraíba. O artigo apresenta alguns resultados parciais de uma das etapas da pesquisa de campo realizada no mês de julho de 2018, que buscou investigar o “novo caminho das águas” na Paraíba, a partir dos impactos decorrentes da construção do Canal das Vertentes Litorâneas, chamado “Canal Acauã-Araçagi”, considerada a principal obra hídrica do Estado, que visa ao aproveitamento das águas do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco na Paraíba.
Downloads
Referências
ACSELRAD, H. Cartografias sociais e território. Rio de Janeiro: IPPUR / UFRJ, 2008.
AGUILLAR, R.G. POLÍTICAS NO FEMININO: TRANSFORMAÇÕES E SUBVERSÕES NÃO CENTRADAS NO ESTADO. Revista Ideação, v.1, p.223, 2019. DOI: 10.13102/ideac.v1i39.4576.
BARROS, J.N. O desencantamento das águas no Sertão: crenças, descrenças e mobilização social no Projeto de Transposição do Rio São Francisco. 1.ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017.
BRASIL. Relatório da Comissão Especial “Atingidos por Barragens”. Brasília-DF: Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), 2010.
BRINGEL, B.; VARELLA, R.V.S. A pesquisa militante na América Latina hoje: reflexões sobre as desigualdades e as possibilidades de produção de conhecimentos. Revista Digital de Direito Administrativo, v.3, p.474–489, 2016. DOI: 10.11606/issn.2319-0558.v3i3p474-489.
Depoimento de campo, assentado da Reforma Agrária, Assentamento João Pedro Teixeira. Mogeiro-PB, 2018.
Depoimento de campo, assentado da Reforma Agrária, Assentamento Padre João. Mogeiro-PB, 2018.
Depoimento de campo, atingidos e atingida pela Barragem de Acauã, Comunidade de Melancia. Itatuba-PB, 2018.
Depoimento de campo, Servidor da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia - PB. Mari-PB, 2018.
LEVIEN, M. DA ACUMULAÇÃO PRIMITIVA AOS REGIMES DE DESAPROPRIAÇÃO. Sociologia & Antropologia, v.4, p.21–53, 2014. DOI: 10.1590/2238-38752014v412.
MORAIS, H.B. DE. SEGURANÇA HÍDRICA PARA O CAPITAL E DESPOJO MÚLTIPLE EM CONTEXTOS DE ESCASSEZ: ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O NOVO CAMINHO DAS ÁGUAS NO ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, v.21, p.135–156, 2019.
RIBEIRO, A.M.M. Prefácio Brasil: O Trabalho Coletivo do OBFF: Por uma sociologia “desde abajo”. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, Dossiê “Por una sociología desde abajo”. v.21, p.9–31, 2019.
RIBEIRO, A.M.M.; MORAIS, H.B. DE; SOUZA, M.J.A. DE; FREITAS, E.O. SOCIOLOGIA VIVA: Uma Proposta de construção de uma Rede Latino-americana de Observatórios Fundiários e Núcleos de pesquisa e extensão focados em situações de conflito agroambientais rurais e nas lutas por terra. Retratos de Assentamentos, v.21, p.71–96, 2018. DOI: 10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2018.v21i1.300.
TERRA DE DIREITOS; DIGNITATIS - ASSESSORIA TÉCNICA POPULAR. Mapa territorial, temático e instrumental da assessoria jurídica e advocacia popular no Brasil. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2012. 90p.
THOMPSON, E.P. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
TRUJILLO, M.L.N. Despojo múltiple sobre el tejido de la vida: impactos y resistencias socioambientales. Revista Textual - Extractivismo y despojo en el campo latinoamericano: impactos socioterritoriales y respuestas campesinas e indígenas, v.73, 2019.
VAINER, C.B. Conceito de ‘Atingido’: uma revisão do debate. In: Vidas Alagadas-conflitos socioambientais, licenciamento e barragens. Viçosa-MG: UFV, 2008. p.39–63.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Compartilha Igual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.

