AS RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA E O ENSINO DE ARTE
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.4i4.p4602Resumo
O livro Educação e Estética. Ensaios sobre Arte e Formação Humana no Pósmodernismo, de Ronaldo Rosas Reis (Editora Cortez, 2005, 128 p.) traz uma contribuição significativa para as questões educacionais na sua relação pouco explorada com as questões estéticas e suas condições de produção, enquanto materialidade que ocupa os espaços políticos disputados na construção de significados das relações sociais. A produção teórica relacionando arte e trabalho ainda é incipiente no próprio campo de Trabalho e Educação, cujo foco predominante tem sido as mudanças da base técnica do trabalho e dos processos produtivos e as perspectivas conflitantes ou antagônicas do papel da educação face a essas mudanças. Indica, portanto, as "possibilidades investigativas que a educação estética oferece" para este campo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2006-12-12
Edição
Seção
Resenha
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Compartilha Igual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Como Citar
FRIGOTTO, Edith. AS RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA E O ENSINO DE ARTE. Revista Trabalho Necessário, [S. l.], v. 4, n. 4, 2006. DOI: 10.22409/tn.4i4.p4602. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4602. Acesso em: 17 ago. 2026.

