INTENSIFICAÇÃO E PRECARIZAÇÃO SOCIAL DO TRABALHO DE PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA REGIÃO DA BAIXADA FLUMINENSE (RJ)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.16i29.p4641Palavras-chave:
Trabalho docente, intensificação, precarização.Resumo
O estudo teve como objetivo principal investigar as relações entre o trabalho e a saúde de professores do ensino fundamental em escola pública. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo e exploratório. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com cinco professores. Quanto à interpretação dos materiais, utilizou-se a análise de conteúdo, mais especificamente a técnica de análise temática. No que tange aos resultados, confirmou-se a ideia segundo a qual a intensificação e a precarização social das condições do trabalho docente, em escolas públicas, passa por um processo de aprofundamento, o que gera efeitos na saúde dos professores.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
2018-06-13
Edição
Seção
Artigos - Outras Temáticas
Como Citar
MORAIS, Luiz Armando; SOUZA, Katia Reis; SANTOS, Gideon Borges. INTENSIFICAÇÃO E PRECARIZAÇÃO SOCIAL DO TRABALHO DE PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA REGIÃO DA BAIXADA FLUMINENSE (RJ). Revista Trabalho Necessário, [S. l.], v. 16, n. 29, p. 218–236, 2018. DOI: 10.22409/tn.16i29.p4641. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4641. Acesso em: 26 mar. 2026.

