INTENSIFICAÇÃO E PRECARIZAÇÃO SOCIAL DO TRABALHO DE PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA REGIÃO DA BAIXADA FLUMINENSE (RJ)

Auteurs

  • Luiz Armando Morais Auteur
  • Katia Reis Souza Auteur
  • Gideon Borges Santos Auteur

DOI :

https://doi.org/10.22409/tn.16i29.p4641

Mots-clés :

Trabalho docente, intensificação, precarização.

Résumé

O estudo teve como objetivo principal investigar as relações entre o trabalho e a saúde de professores do ensino fundamental em escola pública. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo e exploratório. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com cinco professores. Quanto à interpretação dos materiais, utilizou-se a análise de conteúdo, mais especificamente a técnica de análise temática. No que tange aos resultados, confirmou-se a ideia segundo a qual a intensificação e a precarização social das condições do trabalho docente, em escolas públicas, passa por um processo de aprofundamento, o que gera efeitos na saúde dos professores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2018-06-13

Numéro

Rubrique

Artigos - Outras Temáticas

Comment citer

INTENSIFICAÇÃO E PRECARIZAÇÃO SOCIAL DO TRABALHO DE PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA REGIÃO DA BAIXADA FLUMINENSE (RJ). (2018). Revista Trabalho Necessário, 16(29), 218-236. https://doi.org/10.22409/tn.16i29.p4641