O BANCO MUNDIAL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO GOVERNO TEMER:UMA ANÁLISE DAS ORIENTAÇÕES E DO FINANCIAMENTO EXTERNO

Autores

  • Márcia Fornari UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ – UNIOESTE
  • Roberto Antonio Deitos Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.47181

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir alguns aspectos da política de financiamento externo para a implementação da Reforma do Ensino Médio no Brasil no Governo Temer, e as condicionalidades expressas no contrato de empréstimo do Ministério da Educação com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD)/Banco Mundial (BM). Buscamos desenvolver reflexões sobre as políticas educacionais para o Ensino Médio no Brasil, especificamente em relação à Reforma do Ensino Médio, empreendida pela Lei nº 13.415/17 e ancorada em financiamento externo, realizado junto ao Banco Mundial.
Palavras-chave: Ensino médio no Brasil; Banco Mundial; Orientações e Financiamento Externo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Fornari, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ – UNIOESTE

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Pedagoga e professora da Rede Estadual de Educação do Paraná.

Roberto Antonio Deitos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste.

Downloads

Publicado

2021-05-27

Como Citar

Fornari, M., & Deitos, R. A. . (2021). O BANCO MUNDIAL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO GOVERNO TEMER:UMA ANÁLISE DAS ORIENTAÇÕES E DO FINANCIAMENTO EXTERNO. Revista Trabalho Necessário, 19(39), 188-210. https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.47181