VIOLÊNCIA DE GÊNERO E DESIGUALDADE RACIAL EM UMA PESQUISA COM MULHERES NO TERRITÓRIO CONFLAGRADO DO CONJUNTO DE FAVELAS DA MARÉ/RIO DE JANEIRO

Autores

  • Miriam Krenzinger ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL/UFRJ
  • Patricia Farias Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/UFRJ
  • Rosana Morgado Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/UFRJ
  • Cathy McIlwaine King’s College

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i38.47366

Resumo

Este artigo apresenta a análise de dados quanti-qualitativos de uma pesquisa realizada entre 2016 e 2018, sobre percepções das mulheres moradoras do conjunto de favelas da Maré, no Rio de Janeiro, quanto a violência de gênero, suas manifestações e formas de enfrentamento no território. Considerando que mulheres pretas e pardas são mais suscetíveis de serem afetadas por violências de gênero, verificou-se que os tipos de violência e os locais onde ela se manifesta são resultado das condições econômicas e relacionais, em geral no ambiente doméstico/familiar e tendo como principais agressores, pessoas conhecidas ou que convivem com a vítima. Entretanto, os processos de violência, com raízes estruturais, também se relacionam à ausência de políticas no âmbito do Estado ou à ação de grupos armados atuantes no território, como é o caso da Maré, que reforçam as desigualdades sociais, em suas múltiplas manifestações, relacionados também à violência urbana.

Palavras-chave: Violências de Gênero. Desigualdade racial. Conflitos armados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Farias, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/UFRJ

Patrícia Silveira de Farias é professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/UFRJ, com pós-doutorado em Antropologia Social (UFRGS) e em Geografia Humana (King's College London), doutora em Antropologia Cultural e coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq Sociabilidades Urbanas, Espaço Público e Mediação de Conflitos (GPSEM).

Rosana Morgado, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/UFRJ

Rosana Morgado é professora do Programa de Pós-Graduação de Serviço Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ e coordenadora do Núcleo de Pesquisa NETIJ/ESS/UFRJ. Realizou pós-doutorado nas Universidades de Hertfordshire/ Inglaterra (2010) e na King’s College/Inglaterra (2020). Mestrado em Serviço Social, pela UFRJ (1992) e Doutorado pela PUC/SP (2001).

Cathy McIlwaine, King’s College

Cathy McIlwaine é professora da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas Públicas da King’s College London, Departamento de Geografia. Mestre em Estudos Latino-Americanos pela University of Liverpool e Doutora pela London School of Economics.

Downloads

Publicado

2021-02-27 — Atualizado em 2021-03-18

Versões

Como Citar

Krenzinger, M. ., Farias, P. ., Morgado, R. ., & McIlwaine, C. (2021). VIOLÊNCIA DE GÊNERO E DESIGUALDADE RACIAL EM UMA PESQUISA COM MULHERES NO TERRITÓRIO CONFLAGRADO DO CONJUNTO DE FAVELAS DA MARÉ/RIO DE JANEIRO. Revista Trabalho Necessário, 19(38), 266-289. https://doi.org/10.22409/tn.v19i38.47366 (Original work published 27º de fevereiro de 2021)

Edição

Seção

Artigos do Número Temático