A REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA: UM PERCURSO ATRAVESSADO PELOS INTERESSES DO EMPRESARIADO

Autores

  • Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense https://orcid.org/0000-0002-8275-7714
  • Tamiris Possamai Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
  • Tatiane Aparecida Martini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.47398

Resumo

Este artigo tem como propósito sistematizar e refletir sobre o percurso de implementação da Reforma do Ensino Médio em Santa Catarina, no âmbito da rede pública estadual. Observamos, a partir de pesquisa documental e bibliográfica, que as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação para a implementação dessa reforma estão atravessadas pelos interesses do empresariado. Tais interesses se materializam na formação dos estudantes, por meio da estruturação curricular, e na formação e trabalho dos docentes.
Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio. Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. Empresariado

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Biografia do Autor

Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense.

Tamiris Possamai, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - Campus Camboriú. Bacharela em Direito pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - Campus Rio do Sul (2017). Técnica Administrativa em Educação no IFC - Campus Rio do Sul.

Tatiane Aparecida Martini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Mestranda em Educação do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, possui Licenciatura em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI, 2010). Pós-graduação em Gestão Escolar pela Faculdade de Administração, Ciências e Letras (FACEL, 2014). Atualmente é professora de Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Joinville. Tem experiência na área de Educação atuando como professora de História e Filosofia na Educação Básica.

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

Gossler Rodrigues da Silva, F. L., Possamai, T. ., & Martini, T. A. (2021). A REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA: UM PERCURSO ATRAVESSADO PELOS INTERESSES DO EMPRESARIADO. Revista Trabalho Necessário, 19(39), 58-81. https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.47398