A DISTOPIA DO MÉRITO: DESIGUALDADES ESCOLARES NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO ANALISADAS A PARTIR DO ENEM

Autores

  • Cássio Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.48130

Resumo

Pelo menos desde o final do século XVIII, há uma grande expectativa projetada sobre o potencial da educação pública para fomentar a igualdade de oportunidades entre as diferentes classes sociais de sociedades capitalistas (LOPES, 2008). No entanto, essa tendência não é percebida em muitos países onde o capitalismo se desenvolveu de forma periférica e dependente. Um dos principais impedimentos para a consolidação desse ideal, oriundo da filosofia burguesa do liberalismo, é a influência das desigualdades de origem social sobre as desigualdades educacionais (FRIGOTTO, 2010).

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Biografia do Autor

Cássio Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Analista de Avaliação Educacional no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

Silva, C. (2021). A DISTOPIA DO MÉRITO: DESIGUALDADES ESCOLARES NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO ANALISADAS A PARTIR DO ENEM. Revista Trabalho Necessário, 19(39), 325-329. https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.48130