SIM, EU POSSO: A CAMINHADA DO MST RUMO À ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO EM ÁREAS DA REFORMA AGRÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50824

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar parte das reflexões empreendidas na pesquisa de doutorado cujo objeto foram as práticas educativas desenvolvidas em um assentamento de reforma agrária, entendidas enquanto práticas que se desenvolvem na produção e nas relações por ela engendradas. Os procedimentos técnicos de coleta de dados envolveram o levantamento bibliográfico, entrevistas e visitas. Tendo como foco de análise a dimensão da formação política, pode-se perceber o caráter profundamente formador do movimento social e do trabalho coletivo.

Palavras-Chave: Trabalho – Educação de Adultos – Assentamentos de Reforma Agrária

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Baldo, UERGS

Graduada em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Erechim. Aperfeiçoamento em Processos Pedagógicos na Educação Básica pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Mestranda em Educação em Mestrado Profissional em Educação - PPGED na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Membro do Grupo de Pesquisa: GIPEJA - Grupo interdisciplinar de pesquisas em Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular: direito, políticas públicas e processos educacionais, vinculado à CNPq; e do Observatório da Educação do Campo - vinculado à UFRGS. Professora da Educação Básica da Rede Pública.

Elisete Enir Bernardi Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Pedagogia (1996). Especialização em Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA - Universidade Federal do Rio Grande do Sul  UFRGS (2006-2007) e Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2005). Doutorado em Educação (2007-2011) pela UNISINOS. Servidora Federal desde 2013 - sendo professora adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Dom Pedrito, atuando no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (2013-2014) e desde 2014 atua como professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Litoral norte, Departamento Interdisciplinar, lecionando disciplinas no Curso de Pedagogia - EAD e na Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza. Atua também como colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Campus Osório-RS. Coordenadora/líder do Grupo de Pesquisa: GIPEJA - Grupo interdisciplinar de pesquisas em Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular: direito, políticas públicas e processos educacionais. Cadastrado no CNPQ.

Downloads

Publicado

2021-11-12 — Atualizado em 2021-11-12

Versões

Como Citar

Baldo, A. M., & Garcia, E. E. B. (2021). SIM, EU POSSO: A CAMINHADA DO MST RUMO À ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO EM ÁREAS DA REFORMA AGRÁRIA. Revista Trabalho Necessário, 19(40), 312-330. https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50824