TRABALHO E EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM ÁREAS DE REFORMA AGRÁRIA: A PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50872

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar parte das reflexões empreendidas na pesquisa de doutorado cujo objeto foram as práticas educativas desenvolvidas em um assentamento de reforma agrária, entendidas enquanto práticas que se desenvolvem na produção e nas relações por ela engendradas. Os procedimentos técnicos de coleta de dados envolveram o levantamento bibliográfico, entrevistas e visitas. Tendo como foco de análise a dimensão da formação política, pode-se perceber o caráter profundamente formador do movimento social e do trabalho coletivo.

Palavras-Chave: Trabalho – Educação de Adultos – Assentamentos de Reforma Agrária

 

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Biografia do Autor

Nágela Aparecida Brandão, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil, Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG), Pesquisadora do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (NEPEJA/UEMG).

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Publicado

2021-11-12 — Atualizado em 2021-11-12

Versões

Como Citar

Aparecida Brandão, N. . (2021). TRABALHO E EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM ÁREAS DE REFORMA AGRÁRIA: A PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA. Revista Trabalho Necessário, 19(40), 289-311. https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50872