EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA BAIXADA FLUMINENSE: DO PERCEBIDO AO VIVIDO PELA DIALÉTICA DE HENRI LEFEBVRE

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50874

Resumo

O objetivo do artigo é o de analisar o papel do Projeto Baixada (1986-1990) como um dispositivo político operado pelos movimentos associativos em três municípios de periferias urbanas na Baixada Fluminense. Com base em fontes documentais e bibliográficas, a perspectiva teórico-metodológica do artigo ancora-se no materialismo histórico-dialético em que o conceito de espaço (LEFEBVRE, 2000) é compreendido como relação social. Conclui-se que o projeto em referência é um resíduo de tempos desiguais reverberando nas vozes de sujeitos que reivindicam necessidades radicais para a reprodução da vida.

Palavras-chave: Projeto Baixada; Produção do Espaço; Movimentos Sociais; Direito à Educação

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Biografia do Autor

Marcia Soares de Alvarenga, UERJ/Professora Associada

Doutora em Educação pela UFRJ. Professora Associada da UERJ com atuação na graduação e no Programa de Pós-Graduação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais. Procientista Faperj/UERJ. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores(CNPq) e do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação (CNPq).

Marcos Vinicius Reis Fernandes, UERJ

Mestre em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (PPEJAT) da FFP/UERJ.

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Publicado

2021-11-12

Como Citar

Alvarenga, M. S. de ., & Fernandes, M. V. R. . (2021). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA BAIXADA FLUMINENSE: DO PERCEBIDO AO VIVIDO PELA DIALÉTICA DE HENRI LEFEBVRE. Revista Trabalho Necessário, 19(40), 102-123. https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50874