EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA BAIXADA FLUMINENSE: DO PERCEBIDO AO VIVIDO PELA DIALÉTICA DE HENRI LEFEBVRE

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50874

Résumé

O objetivo do artigo é o de analisar o papel do Projeto Baixada (1986-1990) como um dispositivo político operado pelos movimentos associativos em três municípios de periferias urbanas na Baixada Fluminense. Com base em fontes documentais e bibliográficas, a perspectiva teórico-metodológica do artigo ancora-se no materialismo histórico-dialético em que o conceito de espaço (LEFEBVRE, 2000) é compreendido como relação social. Conclui-se que o projeto em referência é um resíduo de tempos desiguais reverberando nas vozes de sujeitos que reivindicam necessidades radicais para a reprodução da vida.

Palavras-chave: Projeto Baixada; Produção do Espaço; Movimentos Sociais; Direito à Educação

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Marcia Soares de Alvarenga, UERJ/Professora Associada

Doutora em Educação pela UFRJ. Professora Associada da UERJ com atuação na graduação e no Programa de Pós-Graduação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais. Procientista Faperj/UERJ. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores(CNPq) e do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação (CNPq).

Marcos Vinicius Reis Fernandes, UERJ

Mestre em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (PPEJAT) da FFP/UERJ.

Références

ALVARENGA, M. S. A inter-relação entre educação popular e organização comunitária como um fator de contribuição a construção da cidadania: um estudo de caso. 1991. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

ANDRADE, E. R. Nos limites do possível: uma experiência político-pedagógica na Baixada Fluminense. 1993. 106f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.

BOURDIEU, P. Efeitos do lugar. In: BOURDIEU, P. (org.). A Miséria do Mundo. Petrópolis: Ed. Vozes, 1997.

CARLOS, A. F. A. A condição Espacial. São Paulo: Contexto, 2016.

CUNHA, L. A. Educação, Estado e democracia no Brasil. São Paulo: EDUFF/Cortez, 1991.

EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: ARAÚJO, Ronaldo M. L.; RODRIGUES, Doriedson S. (Org.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. Campinas, SP: Alínea, 2012. v. 1, p. 52-71.

FERNANDES, F. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. 4. ed. São Paulo: Editora Globo, 2009.

FERNANDES, M. V. R. A juvenilização da EJA no ensino médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro. 2021. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo.

KOSIK, K. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

LEFEBVRE, H. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991.

____________. A cidade do capital. Tradução Maria Helena Rauta Ramos e Marilena Jamour. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

____________. A revolução urbana. Belo Horizonte: Humanitas, 2003.

____________. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2004.

____________. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions

Anthropos, 2000). Primeira versão em fevereiro de 2006.

MARQUES, E. C. Equipamentos de saneamento e desigualdades no espaço metropolitano do Rio de Janeiro. Cad. Saúde Pública. vol. 12, n. 2, 1996. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/TFpFhqdXkXrTYct8vg8tB3s/?lang=pt. Acesso em 13 de julho de 2021.

MARTINS, J. S. Henri Lefebvre e o Retorno da Dialética. 1.ed. São Paulo: Hucitec, 1996.

MARX, K. Para a crítica da Economia Política. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

MASSOLO, A. Em direção às bases: descentralização e município. Espaço & Debates. São Paulo: NERU, 1988.

MONTEIRO, W. T. Fios de uma história: entrelaces em experiências de educação de jovens e adultos em Duque de Caxias (anos 1980/1990). 2007. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

PAIVA, V. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

RODRIGUES, A. M. Desigualdades Socioespaciais: a luta pelo direito à cidade. Revista Cidades, vol. 4, n. 6, 2007.

RUMMERT, S. Educação de jovens e adultos trabalhadores no Brasil atual: do simulacro à emancipação. Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 1, 175-208, jan./jun. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175795x.2008v26n1p175/9570. Acesso em 15 de julho de 2021.

SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: HUCITEC, 1993.

__________. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2006.

SINGER, Paul. Movimentos de bairros. In: BRANDT, V. C.; SINGER, Paul (org.). São Paulo: o povo em movimento. Petrópolis: Vozes, 1980.

SOUZA JUNIOR, M. R. A Fundação Educar e a extinção das campanhas de alfabetização de adultos no Brasil. 2012. 205f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

SPOSITO, M. P. Os movimentos populares e a luta pela expansão do ensino público. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, p. 25-28, 1983.

UNICEF/MEC/Educar. A Baixada para cima. Rio de Janeiro: UNICEF, 1988.

_________________. Projeto de Educação Básica para Jovens e Adultos na Baixada Fluminense. Rio de Janeiro, 1986.

Publiée

2021-11-12