EMBRIÕES DO PODER POPULAR? UM ESTUDO COMPARADO DAS EXPERIÊNCIAS AGRÁRIAS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO NO BRASIL E VENEZUELA

Autores

  • Vanessa Gonçalves Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50876

Resumo

Esta pesquisa se insere no debate sobre o projeto destrutivo do capital e as alternativas de trabalho, educação, cooperação e auto-organização do campesinato latino-americano. A pesquisa se desenvolveu em dois países: Brasil e Venezuela, em territórios rurais, onde foram acompanhadas duas experiências agrícolas nos Assentamentos Rurais da Reforma Agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no Brasil e duas experiências nas Comunas Socialistas (CS), ligadas ao Movimento Comunero na República Bolivariana na Venezuela.

A pesquisa teve como objetivo principal analisar em que medida a luta política travada pelos trabalhadores e trabalhadoras camponeses desenvolve consciência de classe, auto-organização e experiência na organização política na perspectiva da emancipação humana, autogestão e do poder popular. A partir deste objetivo, levantamos diversas indagações, tais como: de que forma tais experiências tentam romper com a conhecida cisão entre concepção e execução do trabalho? Como a auto-organização dos trabalhadores e trabalhadoras se relaciona a um projeto alternativo ao capitalismo? As experiências apontam para algo além do conhecido desenvolvimentismo?

Questionamos também quais são os aspectos e elementos que evidenciam que as experiências de produção ecológicas dos assentamentos do MST e das comunas agrárias bolivarianas, inseridas na proposta do Socialismo do século XXI, têm sido aquilo que se contrapõe: oposição aos modelos produtivos do agronegócio e do rentismo? Mas o que há em comum entre Brasil e Venezuela? Porque a escolha da Venezuela, se essa não se trata de um país tipicamente agrário? Quais paralelos comparativos seriam possíveis entre Assentamentos e Comunas?

O critério que nos levou a escolha dessas experiências foram algumas razões: a primeira dá-se pela expressão do que a experiência do MST e os Conselhos Comunais Venezuelanos vêm representando nos últimos anos e a segunda porque ambas as experiências populares partem de concepções chave desta investigação, quais sejam: a soberania alimentar, cooperação, a autodeterminação dos povos e o poder popular.

A metodologia da pesquisa consistiu na perspectiva teórica do Materialismo Histórico Dialético (TRIVIÑOS, 1987; KOSIK, 2011), no campo da pesquisa qualitativa em educação (LÜDKE, 1986), delimitando-se um estudo comparado (FRANCO, 1992; 2002; 2009). Os procedimentos metodológicos envolveram revisão de literatura, análise documental, levantamento de dados primários e secundários, fase exploratória e trabalho de campo. O trabalho de campo foi realizado nos assentamentos: Capela e Filhos de Sepé, na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS e nas Comunas Socialistas: El Maizal e Che Guevara localizados nos municípios de Simón Planas e Caracciolo Parra Olmiedo.

O levantamento de dados variou entre os anos de 2016 a 2020, o primeiro constituiu-se na fase exploratória e o segundo no trabalho de campo e a coleta de dados finais, para realização da coleta de dados, foram utilizadas primordialmente as entrevistas semiestruturadas. Também, de forma complementar, a observação participante, que foi realizada com o intuito de observação das diversas interações nos espaços pesquisados. E ainda tivemos como apoio o diário de campo, que teve o objetivo acompanhar as atividades, reuniões e assembleias. O diário de campo auxiliou nas anotações e memórias dos procedimentos e interações cotidianas dos assentamentos e das comunas.

O trabalho está estruturado em quatro capítulos. No primeiro capítulo, buscamos trazer o debate sobre o método de pesquisa e os acúmulos epistemológicos, além das imersões nos campos de pesquisa, para os processos metodológicos do estudo comparado, o capítulo também busca resgatar as contribuições da atualidade (estado da questão) sobre as questões agrárias e as experiências cooperativadas a partir de buscas em periódicos, eventos, etc.

No segundo capítulo, tem por objetivo discutir o papel do estado, do cooperativismo e da construção do poder popular e resgatar duas das principais experiências do chamado controle operário: a primeira experiência de poder da classe trabalhadora, a Comuna de Paris e a experiência dos Sovietes na Rússia. Além do debate das experiências de construção do poder dos trabalhadores, abordamos brevemente o papel da educação na construção da consciência socialista durante os processos revolucionários.

No terceiro capítulo, recupera o desenvolvimento histórico da questão agrária no Brasil e na Venezuela demonstrando as fases de dominação imperialista do capital sobre a terra e o trabalho e as propostas de desenvolvimento que foram sendo gestadas nos países investigados. O quarto capítulo, consiste nas análises dos espaços investigados no Rio Grande do Sul/RS: a) Assentamento Capela; b) Assentamento Filhos de Sepé; e na República Bolivariana da Venezuela: a) Comuna Socialista El Maizal; b) Comuna Socialista Che Guevara Mesa Julia.

E, por fim, os resultados e considerações finais desta investigação sustentam a hipótese formulada e demonstram que embora permeadas de contradições, as experiências investigadas, indicam “janelas” que apontam alternativas viáveis para problematizar “as estratégias anticapitalistas e os instrumentos políticos que permitem construir o poder popular do século XXI”. Constroem, assim, na atualidade um importante farol de resistência dos trabalhadores e das trabalhadoras do campo e da cidade.

As experiências de produção ecológicas de arroz do MST e as Comunas Agrárias República Bolivariana da Venezuela, inovam ao invocar na práxis do trabalho cooperativo, a agroecologia o poder popular e a auto-organização dos trabalhadores e trabalhadoras. Revelam o caráter essencialmente contraditório do capital, demonstram à possibilidade da construção de resistências ao modelo do agronegócio e ao rentismo petrolífero, bem como engendram processos educativos que sinalizam saltos qualitativos no âmbito da formação humana e da autogestão, pelos processos de coletivização dos meios de produção, que envolvem múltiplas técnicas e o conhecimento relativo tanto ao planejamento quanto à execução das atividades, contribuem para a construção do poder popular nos territórios investigados.

Assim, conclui-se que: a) embora as experiências pesquisadas não eliminem a alienação do trabalho, a propriedade e a posse dos meios de produção, o trabalho em seu sentido ontológico, a educação politécnica e a ciência agroecológica trazem para os trabalhadores/as a possibilidade de articular os saberes que a organização capitalista do trabalho fragmentou; b) os processos educativos com novas culturas do trabalho, novas matrizes produtivas forjam na práxis da produção coletiva novas relações de organização, produção, educação e insubordinação; c) Sobre o protagonismo das mulheres e o poder popular, nos assentamentos do MST verificamos a ampla participação permanente das mulheres, na liderança das frentes produtivas de panificação e comercialização nas feiras agroecológicas, enquanto que, na Venezuela a participação das mulheres nas experiências de produção social e na direção dos processos políticos é bastante impactante. Conforme dados de Obediente e Arena (2017, p. 171): “en la construcción del Poder Popular interviene mayoritariamente un género: las mujeres; más del 60% de los consejos comunales están integrados e impulsados por mujeres”; d) de modo geral, pode-se evidenciar que o Movimento Comunero avança com a Ofensiva Socialista na construção do Estado Comunal na República Bolivariana da Venezuela. Enquanto o MST, em graus diversos, consegue se colocar como uma alternativa de “resistência ativa” para o campesinato gaúcho, a partir da experiência do “conglomerado de produção ecológica” (MARTINS, 2019).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Gonçalves Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, integrante da Linha de Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação

Downloads

Publicado

2021-11-12

Como Citar

Dias, V. G. (2021). EMBRIÕES DO PODER POPULAR? UM ESTUDO COMPARADO DAS EXPERIÊNCIAS AGRÁRIAS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO NO BRASIL E VENEZUELA. Revista Trabalho Necessário, 19(40), 395-399. https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50876