MIGRAÇÃO, JORNADA DE TRABALHO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS (IM)POSSIBILIDADES DE CONCILIAÇÃO DO TRABALHO E DA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50886

Resumo

O artigo visa analisar como se configuram as relações entre jornada de trabalho e escolarização na trajetória de migrantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Florianópolis/SC. O método que orienta o trabalho parte do materialismo histórico e dialético, compreendendo o trabalho como categoria fundante e central para a apreensão do ser humano em suas relações sócio-históricas. Partimos da análise da jornada de trabalho dos estudantes migrantes e sua relação com a produção de mais valor e as relações de exploração, permitindo evidenciar que a extensão e intensificação da jornada de trabalho deixa pouco tempo para a dedicação aos estudos. 

Palavras-chave: Trabalho e Educação; Migração; Jornada de Trabalho; Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa do Livramento Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Historiadora com licenciatura e bacharelado, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduanda em pedagogia pela Fael. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, sob a pesquisa denominada 'A escolarização de trabalhadores migrantes na Educação de Jovens e Adultos diante da longa jornada de trabalho'. Integrante do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT) e do Grupo de Estudos Migração e Escolarização. Tem experiência na área de História e Educação atuando nos seguintes temas: educação, trabalho, migração, e educação de jovens e adultos.

Célia Regina Vendramini, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho e do grupo de pesquisa Migração e Educação. Foi coordenadora do GT Trabalho e Educação da ANPEd no período de 2015 a 2017. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC no período de 2010 a 2012 e, em 2020 (julho a outubro), como pró-tempore. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), Mestrado (1992) e Doutorado (1997) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/SP, Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa (2005) e pela Cornell University (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, migração e escolarização; reprodução social e educação; movimentos sociais e educação; educação do campo. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2021-11-12

Como Citar

do Livramento Pereira, L., & Regina Vendramini, C. (2021). MIGRAÇÃO, JORNADA DE TRABALHO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS (IM)POSSIBILIDADES DE CONCILIAÇÃO DO TRABALHO E DA ESCOLA. Revista Trabalho Necessário, 19(40), 195-215. https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50886