EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM MOÇAMBIQUE - PASSADO, PRESENTE E PERSPECTIVAS: ENTREVISTA COM BRÍGIDA D’OLIVEIRA SINGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.51284

Resumo

A Professora Brígida Singo discorre sobre vários temas relativos à educação em Moçambique, proporcionando aos leitores um panorama da complexidade e da amplitude dos desafios que vêm sendo enfrentados pelo país, após o processo revolucionário de libertação da sujeição imposta pelo colonialismo português. Inicialmente, nos é apresentado o atual Sistema Nacional de Educação em Moçambique (SNE), tal como entrou em vigor em 1983, seguindo-se considerações acerca da Educação de adultos, sobretudo compreendida como o processo de implementação de programas destinados a jovens e adultos, com realce à questão da alfabetização. A seguir, a entrevistada sublinha a importância atribuída à educação pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), que conduziu o processo revolucionário, até a nacionalização da educação ocorrida a partir de 24 de julho de 1975. Ao abordar esse processo, ressalta a importância de Paulo Freire e de Samora Machel (primeiro presidente após a independência, de 1975) para a educação popular, compreendida como educação para todos, tal como empreendida no âmbito dos espaços escolares e nos espaços não-formais, esses últimos valorizados no país. Também poderemos compreender a importância da educação, cujos princípios foram formulados com grande contribuição de Machel, no processo revolucionário, desde a ação nas Frentes Libertas, bem como sobre o papel do professor/educador até a atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Alvarenga, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Educação pelo IESAE/FGV/RJ e doutora em Ciências Humanas – Educação pela PUC-RJ. Pós-Doutorado em Formação de Adultos na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Professora Associada da FEUFF, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Representante do GT Trabalho e Educação no Comitê Científico da Anped (2010-2012). Coordenadora do GT Trabalho e Educação da Anped (2012-2015).

Sonia Maria Rummert, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação - IESAE/FGV/RJ (1986) e doutora em Ciências Humanas - Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Pós-Doutorado em Formação de Adultos na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2007). Representante do GT Trabalho e Educação no Comitê Científico da ANPEd (2010-2012) e Coordenadora do GT Trabalho e Educação da ANPEd (2012-2015). É Professora Associada (Aposentada) da Universidade Federal Fluminense, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Trabalho e Educação, com ênfase em educação básica e profissional de Jovens e Adultos Trabalhadores. É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Líder do Grupo de Pesquisa EJA Trabalhadores - EJATrab (CNPq). É, também, professora Associada do Programa de Doutoramento em Formação de Adultos do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

2021-11-12

Como Citar

Alvarenga, M., & Rummert, S. M. (2021). EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM MOÇAMBIQUE - PASSADO, PRESENTE E PERSPECTIVAS: ENTREVISTA COM BRÍGIDA D’OLIVEIRA SINGO. Revista Trabalho Necessário, 19(40), 379-394. https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.51284