FORMAÇÃO POLÍTICA DO AGRONEGÓCIO [Caio Pompéia]

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i41.52759

Resumo

É provável que o leitor já esteja familiarizado com a série de afirmações de que o “agro” é “tech”, “pop” e “tudo”, presente em propagandas, reportagens e falas de especialistas e políticos vinculados ao setor. Trata-se, como aponta Caio Pompeia em seu muito oportuno livro Formação política do agronegócio, de uma “sinédoque política” que projeta “um imaginário superenglobante do agronegócio” e permite “justificar o pacto da economia política que se aprofundava” a partir de 2016 (p. 308), quando a campanha “Agro: a indústria e a riqueza do Brasil” foi lançada pela Rede Globo, corporação que faz parte do Instituto Pensar Agropecuária (IPA).

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Biografia do Autor

Ricardo Braga Brito, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Brasil (CPDA/UFRRJ).

Referências

POMPEIA, Caio. Formação política do agronegócio. São Paulo: Elefante, 2021, 388p.

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

Brito, R. B. (2022). FORMAÇÃO POLÍTICA DO AGRONEGÓCIO [Caio Pompéia] . Revista Trabalho Necessário, 20(41), 01-05. https://doi.org/10.22409/tn.v20i41.52759