PROCESSOS DE AÇÃO E FORMAÇÃO POLÍTICA: A CONTRIBUIÇÃO DE BETO RIBEIRO E DO MPA PARA A LUTA CAMPONESA

Autores

  • Leonilde Servolo de Medeiros Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. https://orcid.org/0000-0001-5030-8044
  • Jacqueline Aline Botelho Lima Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i41.53636

Resumo

Na entrevista, Beto Ribeiro, liderança do Movimento de Pequenos Agricultores, apresenta sua trajetória de militância e, mais do que isso, explora os caminhos pelos quais o MPA desenvolve seu trabalho junto aos camponeses, suas bandeiras, suas propostas de ação. A entrevista também percorre a chegada do movimento no Rio de Janeiro, as articulações com segmentos e as condições para a construção da experiência pioneira do espaço Raízes do Brasil, voltado à comercialização, ao encontro de diferentes grupos sociais parceiros, a atividades de formação e de difusão dos princípios do movimento, entre eles a soberania alimentar, a agroecologia, a importância do resgate da memória camponesa e de suas dimensões culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonilde Servolo de Medeiros , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Professora do Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) e lá coordeno o Núcleo de Documentação, Pesquisa e Referência sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo (NMSPP). É um grupo de pesquisa, mas também um núcleo que reúne documentação e a disponibiliza, onde é possível acessar planilhas, com sínteses documentais, para que os interessados saibam o que temos e possam fazer consulta dos documentos in loco.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

Servolo de Medeiros , L., & Botelho Lima, J. A. (2022). PROCESSOS DE AÇÃO E FORMAÇÃO POLÍTICA: A CONTRIBUIÇÃO DE BETO RIBEIRO E DO MPA PARA A LUTA CAMPONESA. Revista Trabalho Necessário, 20(41), 01-37. https://doi.org/10.22409/tn.v20i41.53636