CRIANDO MERCADOS DE “OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM”: A CORPORAÇÃO FINANCEIRA INTERNACIONAL E O EXEMPLO DA COURSERA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54021Resumo
Neste artigo, após um breve percurso conceitual sobre o processo contemporâneo de empresariamento da educação, trataremos da atuação da Corporação Financeira Internacional – IFC, braço de financiamento empresarial do Grupo Banco Mundial, na promoção da criação de mercados de “oportunidades de aprendizagem”, conforme as orientações de políticas definidas na sua Estratégia 2020: “Aprendizagem para Todos”. Examinaremos o caso da Plataforma Coursera, caracterizado como “de sucesso”, como exemplo paradigmático e representação modelar da concepção de educação estimulada por este organismo.
Palavras-chave: empresariamento da educação; privatização, Grupo Banco Mundial
Downloads
Referências
ADRIÃO, T. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p 8-28, jan./abr. 2018. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/adriao.pdf. Acesso em 12 de março de 2022.
BALL, S. J.; YOUDELL, D. Privatización encubierta de la educación pública. In: Internacional da Educação – Congresso Mundial, 5. Anais. Berlim, 22 A 26 de julho de 2007. Disponível em: https://observatorioeducacion.org/sites/default/files/ball_s._y_youdell_d._2008_la_privatizacion_encubierta_en_la_educacion_publica.pdf. Acesso em 15 de dezembro de 2021.
BANCO MUNDIAL. Aprendizagem para todos: Estratégia 2020 para a Educação do Grupo Banco Mundial. Resumo executivo. Washington, DC: Banco Mundial, 2011.
_______________. Reimaginando as Conexões Humanas: Tecnologia e Inovação em Educação no Banco Mundial. Washington, DC. 2020.
COLETIVO DE ESTUDOS EM MARXISMO E EDUCAÇÃO (COLEMARX). Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. 22 abr. 2020. Disponível em: http://www.colemarx.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Colemarx-texto-cr%C3%ADtico-EaD-2.pdf. Acesso em 23 de junho de 2020.
COURSEIRA, Impact Report 2021. Serving the world through learning. 2021. Disponível em https://about.coursera.org/press/wp-content/uploads/2021/11/2021-Coursera-Impact-Report.pdf. Acesso em 2 de março de 2022.
DANTAS, A. V. Direito universal à saúde, estatização progressiva, saúde privada e papel do Estado: um flash sobre o SUS e 30 anos de luta de classes na Saúde. In: SILVA, L. B. e DANTAS, A. V. (orgs.) Crise e pandemia: quando a exceção é regra geral. Rio de Janeiro: EPSJV, 2020.
FIELDEN, J. e LAROCQUE, N. The Evolving Regulatory Context for Private Education in Emerging Economies. Discussion paper. Washington, DC: IFC, 2008. Disponível em: http://www.ifc.org/wps/wcm/connect/7db3ed804970bff99a01da336b93d75f/ Discussion%2BPaper%2BFinal.pdf?MOD=AJPERES. Acesso em 2 de agosto de 2013.
FREITAS, L. C. A Reforma Empresarial da Educação. Nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
HARVEY, D. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2008.
INTERNATIONAL FINANCE CORPORATION (IFC). Handbook on PPPs and Education. Washington, DC: IFC, 2001.
INTERNATIONAL FINANCE CORPORATION (IFC). A la altura del desafio. Informe Anual 2021. Disponível em: www.ifc.org/AnnualReport. Acesso em 15 de março de 2022.
_______________. Case Study. Toward Ending Educational Privilege. Coursera: An Agile Company Partners with the Best Universities to Rapidly Scale Higher Education and Lifelong Learning. 2020. Disponível em: https://www.ifc.org/wps/wcm/connect/3041eb88-e5dd-43d0-aab9-11cff1742db6/IFC-CourseraCaseStudy-May2020.pdf?MOD=AJPERES&CVID=n83-Doo. Acesso em 15 de junho de 2021.
MOSCHETTI, M. C., FONTDEVILA, C. e VERGER, A. Políticas, processos y trayectorias de privatización educativa en Latinoamérica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e187870, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/cjPGH99Svw8Sy4TT84Cvnmq/?lang=es. Acesso em 14 de março de 2022.
MOTTA, V. C., ANDRADE, M. C. P. O empresariamento da educação de novo tipo e suas dimensões. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, e224423, 2020. Disponível em https://www.scielo.br/j/es/a/3DnTFnDYxsY9crTsnxFzQBB/?lang=pt Acesso em 14 mar 2022.
NEVES, L. M. V. e PRONKO, M. A. O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado: da formação para o trabalho complexo no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro, EPSJV, 2008.
PEREIRA, J. M. M. O Banco Mundial como ator político, intelectual e financeiro (1944-2008). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
PERONI, V. M. V. e GARCIA, T. Apresentação. Diálogo sobre distintas formas de privatização: caminhadas de pesquisa sobre o tema. Educar em Revista. Curitiba, v. 36, e77598, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/cKXvW66YDtVZbXmMzkNJrYq/?lang=pt. Acesso em 14 de março de 2022.
PRONKO, M. A. Modelar o comportamento. RTPS: Revista Trabalho, Política e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 4, n. 6, p. 167-180, jun. 2019. Disponível em http://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/248. Acesso em 14 de março de 2022.
PRONKO, M. A. O Banco Mundial no campo internacional da educação. In: PEREIRA, J. M. M. e PRONKO, M. (orgs.). A demolição de direitos: um exame das políticas do Banco Mundial para a educação e a saúde (1980-2013), Rio de Janeiro, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2014.
ROBERTSON, S. e VERGER, A. A origem das parcerias público-privada na governança global da educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 121, p. 1.133-1.156, out.-dez. 2012.
SAAVEDRA CHANDUVI, J. et al. Realizing the Future of Learning: From Learning Poverty to Learning for Everyone, Everywhere (English). Washington, D.C.: World Bank Group. 2020. Disponível em http://documents.worldbank.org/curated/en/250981606928190510/Realizing-the-Future-of-Learning-From-Learning-Poverty-to-Learning-for-Everyone-Everywhere Acesso em 15 de março de 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Trabalho Necessário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.