CRIANDO MERCADOS DE “OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM”: A CORPORAÇÃO FINANCEIRA INTERNACIONAL E O EXEMPLO DA COURSERA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54021

Resumo

Neste artigo, após um breve percurso conceitual sobre o processo contemporâneo de empresariamento da educação, trataremos da atuação da Corporação Financeira Internacional – IFC, braço de financiamento empresarial do Grupo Banco Mundial, na promoção da criação de mercados de “oportunidades de aprendizagem”, conforme as orientações de políticas definidas na sua Estratégia 2020: “Aprendizagem para Todos”. Examinaremos o caso da Plataforma Coursera, caracterizado como “de sucesso”, como exemplo paradigmático e representação modelar da concepção de educação estimulada por este organismo.


Palavras-chave: empresariamento da educação; privatização, Grupo Banco Mundial

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Biografia do Autor

Marcela Alejandra Pronko, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – Fundação Oswaldo Cruz

Professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – Fundação Oswaldo Cruz, EPSJV/Fiocruz, Brasil. Graduada em Ciências da Educação, Universidad Nacional de Luján – UNLu, Argentina; Mestre em Educação e Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense – UFF, Brasil. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Espaço Público.

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Publicado

2022-07-22

Como Citar

Pronko, M. (2022). CRIANDO MERCADOS DE “OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM”: A CORPORAÇÃO FINANCEIRA INTERNACIONAL E O EXEMPLO DA COURSERA. Revista Trabalho Necessário, 20(42), 01-21. https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54021