v. 20 n. 42 (2022): O empresariamento da educação e o Estado-educador

					Visualizar v. 20 n. 42 (2022): O empresariamento da educação e o Estado-educador
Publicado: 2022-07-22

Edição completa

Expediente

Editorial

  • OFENSIVA ULTRALIBERAL E ULTRACONSERVADORA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E A LUTA PELO DIREITO A TER DIREITOS

    Lia Tiriba, José Luiz Antunes, Jacqueline Botelho, Regis Argüelles, Angela Rabello M. B. Tamberlini , William Kennedy do Amaral Souza (Autor)
    01-06
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55296

Apresentação

  • O CONFORMISMO NEOLIBERAL E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO

    Marco Vinícius Moreira Lamarão, Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa (Autor)
    01-15
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55278

Clássicos

Resenha

Entrevista

  • O LEGADO DE LISETE ARELARO: PRESENTE ONTEM, HOJE E SEMPRE EM SEUS ENREDAMENTOS COM PAULO FREIRE

    Angela Tamberlini (Autor)
    01-37
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55195

Teses e Dissertações

  • A HEGEMONIA DO AGRONEGÓCIO DO CAMPO À EDUCAÇÃO

    Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e Cordeiro (Autor)
    01-05
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54091
  • NOVO ENSINO MÉDIO OU RENOVAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE MANUTENÇÃO DA VELHA DUALIDADE EDUCACIONAL

    Alex Kossak (Autor)
    01-05
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54679

Memória e Documentos

Homenagens

Artigos do Número Temático

  • O PÚBLICO E O PRIVADO DIANTE DA MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM ANGOLA

    Alfredo Gabriel Buza, Roberto Leher, Juliana Lando Canga (Autor)
    01-29
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53498
  • LEGADO Y ACTUALIDAD DE LA REFORMA UNIVERSITARIA DE CÓRDOBA

    Marcelo Ubal Camargo (Autor)
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54236
  • EDUCAÇÃO MERCADORIA? EMPRESARIAMENTO? DEFENSORES DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO PÚBLICO, UNI-VOS!

    Anselmo Alencar Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares (Autor)
    01-22
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53432
  • O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E SEUS AGENTES: O EMPRESARIADO EDUCACIONAL DO TEMPO PRESENTE

    Maria Carolina de Pires Andrade, Vânia Cardoso da Motta (Autor)
    01-27
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54290
  • ESTADO AMPLIADO E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

    Adriana Medeiros Farias (Autor)
    01-24
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53532
  • A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

    Matheus Rufino Castro, Bruno Gawryszewski, Catarina Azevedo Dias (Autor)
    01-25
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53456
  • O GOOGLE WORKSPACE FOR EDUCATION (GWE): MERCADORIA E HEGEMONIA NA EDUCAÇÃO

    Lúcio Braga, Sonia Rummert (Autor)
    01-24
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53939
  • CRIANDO MERCADOS DE “OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM”: A CORPORAÇÃO FINANCEIRA INTERNACIONAL E O EXEMPLO DA COURSERA

    Marcela Alejandra Pronko (Autor)
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54021
  • ANÁLISE DA AGENDA 2030: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA CAPTURA DO FUNDO PÚBLICO

    Patrícia de Souza, Eneida Oto Shiroma (Autor)
    01-26
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53528
  • A EDUCAÇÃO SUPERIOR ENXUTA E FLEXÍVEL COMO NICHO PROMISSOR DO MERCADO EDUCACIONAL

    José dos Santos Souza (Autor)
    01-27
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54582
  • O “ESTRANHO CASAMENTO” ENTRE ULTRANEOLIBERALISMO E ULTRACONSERVADORISMO E OS ATAQUES À UNIVERSIDADE PÚBLICA

    Inny Accioly, Luciane da Silva Nascimento, Kleyton Vieira Sales da Costa (Autor)
    01-33
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53425
  • RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: NEOLIBERALISMO E NEOCONSERVADORISMO - PROJETOS EM DISPUTA

    Maria Raquel Caetano , Vera Maria Vidal Peroni (Autor)
    01-26
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53469
  • A FILANTROPIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO MECANISMO DE PRIVATIZAÇÃO DA INTELECTUALIDADE DO PROFESSOR

    Renata Cecilia Estormovski, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani (Autor)
    01-27
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.52885
  • O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO E O GOLPE DE 1964: UMA PROPOSTA CONCEITUAL DO ABSTRATO AO CONCRETO

    Renata Azevedo Campos (Autor)
    01-23
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53518
  • BNCC, INSTITUTO AYRTON SENNA E FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO: PROJETOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DA ÓTICA DAS COMPETÊNCIAS

    Ramon Mendes da Costa Magalhães, Amanda Rodrigues (Autor)
    01-24
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53363
  • A RELAÇÃO PÚBLICO E PRIVADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

    Marta Rosani Taras Vaz, Rafael Gomes Cavalcante (Autor)
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.52966
  • BURGUESIA INDUSTRIAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI) NA FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA

    Lucas Pelissari (Autor)
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53428
  • A ESTRATÉGIA DO ESTADO CAPITALISTA NO SETOR DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: DESLOCALIZAR OS PROCESSOS EDUCATIVOS

    Maria de Fátima Félix Rosar (Autor)
    01-26
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53629
  • O QUE ESTÁ RESERVADO AO TRABALHO DOCENTE NAS IES PRIVADAS EM TEMPOS DE AUTOMAÇÃO DO ENSINO?

    Francieli Araujo (Autor)
    01-17
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54040
  • A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO COMO PROGRAMA DA CNI PARA A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA

    Fernanda Franz Willers (Autor)
    01-25
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53519
  • ATUAÇÃO DO EMPRESARIADO NO NOVO ENSINO MÉDIO

    Alex Kossak, Nelma Bernardes Vieira (Autor)
    01-26
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53520
  • O INSTITUTO AYRTON SENNA E O APRENDER A APRENDER: O ESVAZIAMENTO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

    Ramon Mendes da Costa Magalhães (Autor)
    01-16
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53364
  • EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI E O CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA (CIEB): UMA CONEXÃO ESTRATÉGICA

    Patrícia Ferreira Duarte (Autor)
    01-17
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53523
  • O PROJETO DA REDUCA PARA AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL NA AGENDA DO CAPITAL NA AMÉRICA LATINA

    Lívia Vitória Cavadas Herdade, Vanessa Santana dos Santos (Autor)
    01-26
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53531
  • PROJETO SOMAR: DIMINUINDO O PÚBLICO E MULTIPLICANDO O PRIVADO NO ENSINO MÉDIO EM MINAS GERAIS

    Tiago Fávero de Oliveira (Autor)
    01-23
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53419