Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Nº Anteriores
Chamada de Artigos
Sobre
Historico do Periódico
Politica Editorial
Politica de Acesso Livre
Política Anti-Plágio
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Declaração de Privacidade
Processo de Avaliação pelos Pares
Código de Conduta Ética
Declaração de Direito Autoral
Corpo Editorial
Ficha Catalográfica
Contato
Submissão
Enviar Submissão
Normas e Diretrizes para Publicação
Declaração de Direito Autoral
Declaração de Originalidade
Declaração de Privacidade
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Processo de Avaliação pelos Pares
Código de Conduta Ética
Normas da ABNT ( NBR 6023/2018 - Revisada e NBR 10520/2017)
Templates
Notícias
Base de Dados
Indexadores
Divulgação
Métricas
Links
Neddate
Buscar
Registrar-se
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 20 n. 42 (2022): O empresariamento da educação e o Estado-educador
v. 20 n. 42 (2022): O empresariamento da educação e o Estado-educador
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42
Publicado:
2022-07-22
Edição completa
PDF
Expediente
Expediente
- - (Autor)
PDF
HTML
Editorial
OFENSIVA ULTRALIBERAL E ULTRACONSERVADORA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E A LUTA PELO DIREITO A TER DIREITOS
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55296
Lia Tiriba, José Luiz Antunes, Jacqueline Botelho, Regis Argüelles, Angela Rabello M. B. Tamberlini , William Kennedy do Amaral Souza (Autor)
01-06
PDF
HTML
Apresentação
O CONFORMISMO NEOLIBERAL E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55278
Marco Vinícius Moreira Lamarão, Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa (Autor)
01-15
PDF
HTML
Homenagens
ROBERTO LEHER E O DESAFIO DE “ESCOVAR A HISTÓRIA A CONTRAPELO”
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54727
Inny Accioly (Autor)
01-13
PDF
HTML
Livro de Roberto Leher "Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública"
Clássicos
OS EMPRESÁRIOS E A EDUCAÇÃO SUPERIOR: A OBRA DE JOSÉ RODRIGUES COMO EIXO DE ENTENDIMENTO ACERCA DAS TRANSFORMAÇÕES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55182
Amanda Moreira da Silva (Autor)
01-17
PDF
HTML
Artigos do Número Temático
O PÚBLICO E O PRIVADO DIANTE DA MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM ANGOLA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53498
Alfredo Gabriel Buza, Roberto Leher, Juliana Lando Canga (Autor)
01-29
PDF
HTML
LEGADO Y ACTUALIDAD DE LA REFORMA UNIVERSITARIA DE CÓRDOBA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54236
Marcelo Ubal Camargo (Autor)
01-20
PDF (Espanhol)
HTML (Espanhol)
EDUCAÇÃO MERCADORIA? EMPRESARIAMENTO? DEFENSORES DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO PÚBLICO, UNI-VOS!
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53432
Anselmo Alencar Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares (Autor)
01-22
PDF
HTML
O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E SEUS AGENTES: O EMPRESARIADO EDUCACIONAL DO TEMPO PRESENTE
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54290
Maria Carolina de Pires Andrade, Vânia Cardoso da Motta (Autor)
01-27
PDF
HTML
ESTADO AMPLIADO E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53532
Adriana Medeiros Farias (Autor)
01-24
PDF
HTML
A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53456
Matheus Rufino Castro, Bruno Gawryszewski, Catarina Azevedo Dias (Autor)
01-25
PDF
HTML
O GOOGLE WORKSPACE FOR EDUCATION (GWE): MERCADORIA E HEGEMONIA NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53939
Lúcio Braga, Sonia Rummert (Autor)
01-24
PDF
HTML
CRIANDO MERCADOS DE “OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM”: A CORPORAÇÃO FINANCEIRA INTERNACIONAL E O EXEMPLO DA COURSERA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54021
Marcela Alejandra Pronko (Autor)
01-21
PDF
HTML
ANÁLISE DA AGENDA 2030: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA CAPTURA DO FUNDO PÚBLICO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53528
Patrícia de Souza, Eneida Oto Shiroma (Autor)
01-26
PDF
HTML
A EDUCAÇÃO SUPERIOR ENXUTA E FLEXÍVEL COMO NICHO PROMISSOR DO MERCADO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54582
José dos Santos Souza (Autor)
01-27
PDF
HTML
O “ESTRANHO CASAMENTO” ENTRE ULTRANEOLIBERALISMO E ULTRACONSERVADORISMO E OS ATAQUES À UNIVERSIDADE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53425
Inny Accioly, Luciane da Silva Nascimento, Kleyton Vieira Sales da Costa (Autor)
01-33
PDF
HTML
RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: NEOLIBERALISMO E NEOCONSERVADORISMO - PROJETOS EM DISPUTA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53469
Maria Raquel Caetano , Vera Maria Vidal Peroni (Autor)
01-26
PDF
HTML
A FILANTROPIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO MECANISMO DE PRIVATIZAÇÃO DA INTELECTUALIDADE DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.52885
Renata Cecilia Estormovski, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani (Autor)
01-27
PDF
HTML
O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO E O GOLPE DE 1964: UMA PROPOSTA CONCEITUAL DO ABSTRATO AO CONCRETO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53518
Renata Azevedo Campos (Autor)
01-23
PDF
HTML
BNCC, INSTITUTO AYRTON SENNA E FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO: PROJETOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DA ÓTICA DAS COMPETÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53363
Ramon Mendes da Costa Magalhães, Amanda Rodrigues (Autor)
01-24
PDF
HTML
A RELAÇÃO PÚBLICO E PRIVADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.52966
Marta Rosani Taras Vaz, Rafael Gomes Cavalcante (Autor)
PDF
HTML
BURGUESIA INDUSTRIAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI) NA FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53428
Lucas Pelissari (Autor)
PDF
HTML
A ESTRATÉGIA DO ESTADO CAPITALISTA NO SETOR DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: DESLOCALIZAR OS PROCESSOS EDUCATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53629
Maria de Fátima Félix Rosar (Autor)
01-26
PDF
HTML
O QUE ESTÁ RESERVADO AO TRABALHO DOCENTE NAS IES PRIVADAS EM TEMPOS DE AUTOMAÇÃO DO ENSINO?
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54040
Francieli Araujo (Autor)
01-17
PDF
HTML
A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO COMO PROGRAMA DA CNI PARA A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53519
Fernanda Franz Willers (Autor)
01-25
PDF
HTML
ATUAÇÃO DO EMPRESARIADO NO NOVO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53520
Alex Kossak, Nelma Bernardes Vieira (Autor)
01-26
PDF
HTML
O INSTITUTO AYRTON SENNA E O APRENDER A APRENDER: O ESVAZIAMENTO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53364
Ramon Mendes da Costa Magalhães (Autor)
01-16
PDF
HTML
EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI E O CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA (CIEB): UMA CONEXÃO ESTRATÉGICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53523
Patrícia Ferreira Duarte (Autor)
01-17
PDF
HTML
O PROJETO DA REDUCA PARA AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL NA AGENDA DO CAPITAL NA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53531
Lívia Vitória Cavadas Herdade, Vanessa Santana dos Santos (Autor)
01-26
PDF
HTML
PROJETO SOMAR: DIMINUINDO O PÚBLICO E MULTIPLICANDO O PRIVADO NO ENSINO MÉDIO EM MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53419
Tiago Fávero de Oliveira (Autor)
01-23
PDF
HTML
Resenha
CRISE DO CAPITAL, RECOMPOSIÇÃO BURGUESA E SUA OFENSIVA NO CAMPO EDUCACIONAL [José dos Santos Souza e Jussara Marques de Macedo(orgs.)]
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.52805
Cinthia Cristiane da Silva Marujo (Autor)
01-05
PDF
HTML
Entrevista
O LEGADO DE LISETE ARELARO: PRESENTE ONTEM, HOJE E SEMPRE EM SEUS ENREDAMENTOS COM PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55195
Angela Tamberlini (Autor)
01-37
PDF
HTML
Teses e Dissertações
A HEGEMONIA DO AGRONEGÓCIO DO CAMPO À EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54091
Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e Cordeiro (Autor)
01-05
PDF
HTML
NOVO ENSINO MÉDIO OU RENOVAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE MANUTENÇÃO DA VELHA DUALIDADE EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54679
Alex Kossak (Autor)
01-05
PDF
HTML
Memória e Documentos
AS CONTRADIÇÕES DO SALÁRIO-EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO PÚBLICO-PRIVADO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55112
Regis Eduardo Coelho Argüelles (Autor)
01-10
PDF
HTML
Lei nº 4.440, de 27 de outubro de 1964.
- - (Autor)
01-03
PDF
Decreto-lei nº 1.422, de 23 de outubro de 1975.
- - (Autor)
01-03
PDF
Decreto nº 76.923, de 23 de dezembro de 1975
- - (Autor)
01-06
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español
Français
Português
Palavras-chave
feminismo materialista
gênero e classe
interseccionalidade.
pedagogia socialista
historicidade
revoluções.
ginásio vocacional
educação
práxis política
precarização.
avaliação
marx.
trabalho
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários