EXTENSÃO RURAL, AGRONEGÓCIO E CONSERVADORISMO: OS LIMITES DE UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA O CAMPO
Resumo
Esse trabalho discute como a extensão rural pública se encontra, atualmente, impossibilitada de lidar com a diversidade de sujeitos e modos de vida no campo, pois está atrelada ao conservadorismo histórico que converteu sua prática aos interesses do agronegócio e do capital internacional. Assim, mesmo com as modificações ocorridas nessa política pública a partir dos anos 1990, a inadequação teórico-metodológica impossibilitou que a diversificação de públicos fosse refletida na diversidade de formas de trabalho dos extensionistas, mantendo intacta a perspectiva ambiental de seu passado.
Palavras-chave: Extensão Rural, Meio Ambiente, agronegócios.
Downloads
Referências
ALVES, A. E. S.; AMARAL JUNIOR, J. C. Trabalho-educação: extensão rural, modos de vida e a escola. In: ALVES; TIRIBA. Cios da Terra: sobre trabalho, cultura, produção de saberes e educação do campo. Uberlândia - MG: Editora Navegando, 2022.
AMARAL JUNIOR, J. C. A Pedagogia do Doméstico: uma memória apreendida da síntese dialética entre Economia Doméstica e Extensão Rural. 2020. 223f. Tese (Doutorado em Memória: Linguagem e Sociedade) - UESB, Vitória da Conquista.
AMARAL JUNIOR, J. C. Questão Agrária, Questão Social e extensão rural. São Paulo - SP: PerSe, 2022.
CALLOU, A. B. F. Extensão rural: polissemia e resistência. In: IV Congresso da Sober - “Questões Agrárias, educação no campo e desenvolvimento”. Fortaleza, Ceará: [s.n.], 2006.
DIAS, M. M. As mudanças de direcionamento da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) face ao difusionismo. Revista Oikos, v. 8, nº 2, 2007.
EMATER - PR. Relatório de atividades - 2019. Curitiba, PR: Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, 2020.
FERNANDES, B. M. Quando a agricultura familiar é camponesa. In: STEDILE, J. P. (org). A Questão Agrária no Brasil - Interpretações sobre o camponês e o campesinato. São João Del-Rei, MG: Expressão Popular, v. 9 2016.
FONSECA, M. T. L. A extensão rural no Brasil, um projeto educativo para o capital. São Paulo: Edições Loyola, 1985.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 19. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
IBC-GERCA. Geadas em cafezais: efeitos, recuperação e condução dos cafeeiros. Rio de Janeiro: IBC, 1979.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Levantamento Sistemático da Produção Agrícola. Brasília, [s.n.], 2022. (Banco de Tabelas Estatísticas - SIDRA).
KLANOVICZ, J.; MORES, Lucas. A Sojização da Agricultura Moderna no Paraná, Brasil: Uma questão de história ambiental . Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science. In: http://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/ v.6, nº 2, mai.-ago. 2017.
KLANOVICZ, J; ARRUDA, Gilmar; CARVALHO, Ely Bergo (orgs). História ambiental no sul do Brasil: apropriações do mundo natural. São Paulo: Alameda, 2012. História Ambiental da América Latina e do Caribe (HALAC) Revista De La Solcha , 2 (1), 93-96. Disponível em: https://www.halacsolcha.org/index.php/halac/article/view/191. Acesso em 12 de julho de 2022.
MÉSZÁROS, I. Para Além do Capital. Tradução de Paulo Cezar Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2002.
MÉSZÁROS, I. Para além do Capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução Paulo Cezar Castanheira, Sérgio Lessa. - 1.ed. revista. - São Paulo : Boitempo, 2011.
MOSLEY, S. Common ground: integrating social and environmental history. Social History, v. 39, nº 3, 2006.
PAIVA, R. M. Modernização e dualismo tecnológico na agricultura. Pesquisa e Planejamento, Rio de Janeiro, v.1, nº 2, dez. 1971.
PEIXOTO, M. Mudanças e desafios da extensão rural no Brasil e no mundo. In: O mundo rural no Brasil do século 21 - a formação de um novo padrão agrário e agrícola. Brasília: EMBRAPA, 2014.
PINHEIRO, C. F. Estado, extensão rural e economia doméstica no Brasil (1948-1974). 2016. 183f. Dissertação (Mestrado em História) - UFF, Niterói.
RODRIGUES, C. M. Conceito de seletividade de políticas públicas e sua aplicação no contexto da política de extensão rural no Brasil. Cadernos de Ciências e Tecnologia, v. 14, nº 1, 1997.
SAVIANI, R. “Geada negra” que destruiu pés de café no Paraná completa 40 anos. G1 - Norte e Noroeste RPC, 2015. Disponível em: <https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2015/07/geada-negra-que-destruiu-pes-de-cafe-no-parana-completa-40-anos.html>. Acesso em 10 de maio 2022.
TELLES, T. S.; MELO, T. R.; RIGHETTO, A. J.; et al. Soil management pratices adopted by farmers and how they perceive conservation agriculture. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 46, 2022.
ZVIR, E; KLANOVICZ, J. Percepções Sobre A Geada Negra de 1975 de Jornal Folha de São Paulo, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Trabalho Necessário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.