A “QUESTÃO AMBIENTAL” NA OBTENÇÃO DA HEGEMONIA E O COMPROMISSO ÉTICO-POLÍTICO DOS EDUCADORES

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.55545

Resumo

O artigo aborda a apropriação da “questão ambiental” como artifício de obtenção do consenso sobre a concepção burguesa de mundo. Sua apreensão como especificidade social historicamente determinada deve buscar transcender a lógica instrumental criada pelo projeto de hegemonia burguesa, cabendo, especialmente aos educadores, apreender a totalidade determinada nas discussões da temática, possibilitando sua abordagem pelo compromisso ético-político com sua classe fundamental.

Palavras-chave: Questão ambiental; Hegemonia; Educação.

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Biografia do Autor

Thiago Vasquinho Siqueira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)/Pós-Doutorando

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ). Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Pesquisador do Laboratório de Investigação em Estado, Poder e Educação (LIEPE-UFRRJ) e membro do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS-UFRJ). Possui histórico de atuação e pesquisa ligado principalmente ao campo da Educação, com ênfase nas áreas de Trabalho & Educação, Estado & Poder e na vertente crítica da Educação Ambiental. Desenvolveu pesquisas sobre a atuação da classe dominante na reprodução da hegemonia burguesa através da via pedagógica e sobre a educação ambiental crítica. Além da atuação acadêmica, trabalhou na implementação de projetos educativos com comunidades tradicionais atingidas por grandes empreendimentos industriais.

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Publicado

2022-11-11

Como Citar

Vasquinho Siqueira, T. (2022). A “QUESTÃO AMBIENTAL” NA OBTENÇÃO DA HEGEMONIA E O COMPROMISSO ÉTICO-POLÍTICO DOS EDUCADORES. Revista Trabalho Necessário, 20(43), 01-25. https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.55545