A “QUESTÃO AMBIENTAL” NA OBTENÇÃO DA HEGEMONIA E O COMPROMISSO ÉTICO-POLÍTICO DOS EDUCADORES

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.55545

Résumé

O artigo aborda a apropriação da “questão ambiental” como artifício de obtenção do consenso sobre a concepção burguesa de mundo. Sua apreensão como especificidade social historicamente determinada deve buscar transcender a lógica instrumental criada pelo projeto de hegemonia burguesa, cabendo, especialmente aos educadores, apreender a totalidade determinada nas discussões da temática, possibilitando sua abordagem pelo compromisso ético-político com sua classe fundamental.

Palavras-chave: Questão ambiental; Hegemonia; Educação.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Thiago Vasquinho Siqueira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)/Pós-Doutorando

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ). Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Pesquisador do Laboratório de Investigação em Estado, Poder e Educação (LIEPE-UFRRJ) e membro do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS-UFRJ). Possui histórico de atuação e pesquisa ligado principalmente ao campo da Educação, com ênfase nas áreas de Trabalho & Educação, Estado & Poder e na vertente crítica da Educação Ambiental. Desenvolveu pesquisas sobre a atuação da classe dominante na reprodução da hegemonia burguesa através da via pedagógica e sobre a educação ambiental crítica. Além da atuação acadêmica, trabalhou na implementação de projetos educativos com comunidades tradicionais atingidas por grandes empreendimentos industriais.

Références

ANDERSON, P. In: SADER, E. & GENTILI, P. (orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ANELLO, L. de F. S. Os programas de educação ambiental no contexto das medidas compensatórias e mitigadoras no licenciamento ambiental de empreendimentos de exploração de petróleo e gás no mar do Brasil: a totalidade e a práxis como princípio e diretriz de execução. 2009. 189f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) – FURG, Rio Grande.

BATISTA, M. do S. da S. Políticas Públicas de Educação Ambiental: a gestão do Programa Municipal de Educação Ambiental de Mossoró/RN. 2007. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRN, Natal.

BIANCHI, A. O ministério dos industriais: a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo na crise das décadas de 1980 e 1990. 2004. 288f. Tese (Doutorado em Ciência Política) – UNICAMP, Campinas.

BUCI-GLUCKSMANN, C. Gramsci e o Estado. Coleção Pensamento Crítico, vol. 39. Tradução de Angelina Peralva. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2ª Ed., 1980.

CASTELO, R. O social liberalismo: auge e crise da supremacia burguesa na era neoliberal. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

CÊA, G. S. dos SANTOS; SILVA, S. R. P.; SANTOS, I. M. De “Educação Para Todos” para “Todos Pela Educação”: diacronias e sincronias da ofensiva do capital na educação. RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 6, p. 181-210, 30 jun. 2019.

CONSULTORIA LEGISLATIVA DA C MARA DOS DEPUTADOS. Maurício Boratto Viana (Consultor Legislativo da Área XI). Legislação sobre licenciamento ambiental: histórico, controvérsias e perspectivas. Brasília: Câmara dos Deputados, 2005. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/bd/. Acesso em 4 de junho de 2012.

COUTINHO, C. N. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1992.

FONTES, V. Reflexões im-pertinentes: História e capitalismo contemporâneo. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2005.

GIDDENS, A. Admirável mundo novo: o novo contexto da política. In: MILIBAND, D. (org.). Reinventando a esquerda. São Paulo: Ed. UNESP, 1997.

GRAMSCI, A. In: COUTINHO, C. N. (Org.). O leitor de Gramsci: escritos escolhidos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere, volume 3. Edição e tradução: Carlos Nelson Coutinho. Coedição: Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere, volume 1. Edição e tradução: Carlos Nelson Coutinho. Coedição: Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

GUERRA, Y. Instrumentalidade no trabalho do assistente social. In: Capacitação em serviço social e política social. Módulo 4. Brasília: Unb, 2000, p.51-63.

HAYEK, F. A. O caminho da servidão. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010.

LAMOSA, R. A educação ambiental e o novo padrão de sociabilidade do capital: um estudo nas escolas de Teresópolis (RJ). 2010. 168f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRJ, Rio de Janeiro.

LAYRARGUES, P. P. Educação para a Gestão Ambiental: a cidadania no enfrentamento político dos conflitos socioambientais. In: LOUREIRO, C.F.B; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. de (Orgs.) Sociedade e Meio Ambiente: a educação ambiental em debate. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

LIMA, K. R. D. S.; MARTINS, A. S. Pressupostos, Princípios e Estratégias. In: NEVES,

L. M. W. (Org.) A Nova Pedagogia da Hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LOUREIRO, C. F. B. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. Coleção Questões da nossa época, v.39. São Paulo: Cortez, 2012. 128 p.

LOUREIRO, C. F. B. Contribuições teóricas para pensar a prática da educação ambiental em uma perspectiva crítica-transformadora. In: ARAÚJO, N. M. S.; SANTOS, J. S.; SILVA, M. das G. e (Orgs.). Educação Ambiental e Serviço Social: o PEAC e o licenciamento na gestão pública do meio ambiente. 2ª ed. São Cristóvão: Editora UFS, 2013.

MARTINS, A. S.; NEVES, L. M. W. A nova pedagogia da hegemonia e a formação/atuação de seus intelectuais orgânicos. In: NEVES, L. M. W. (Org.). A direita para o social e a esquerda para o capital: intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. São Paulo: Xamã, 2010.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MELO, M. P. de; FALLEIROS, I. Reforma da aparelhagem estatal: novas estratégias de legitimação social. In: NEVES, L. M. W. (Org.) A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

MENDONÇA, S. R. Estado e economia no Brasil: opções de desenvolvimento. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

MENDONÇA. S. R. de.; FONTES, V. M. História do Brasil recente: 1964-1992. 5ª ed. São Paulo: Ática, 2006.

MÉSZÁROS, I. A crise estrutural do capital. São Paulo: Editora Boitempo, 2009.

MMA. Ministério do Meio Ambiente. Agenda 21 Global. Disponível em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-global. Acesso em 27 de outubro de 2014.

MONTAÑO, C. O projeto neoliberal de resposta à “questão social” e a funcionalidade do “terceiro setor”. Lutas Sociais. São Paulo, vol. 8, jun. 2002. Disponível em: http://www.pucsp.br/neils/downloads/v8_carlos_montano.pdf. Acesso em 20 de outubro de 2014.

MONTAÑO, C; DURIGUETTO, M. L. Estado, Classe e Movimento Social. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

NEVES, L. M. (org.) A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

OLIVEIRA, F. de. Crítica à razão dualista: o ornitorrinco. 1ª ed. 4ª reimpr. São Paulo: Boitempo, 2013.

ONU. Organização das Nações Unidas. A ONU e o meio ambiente. Disponível em: http://www.onu.org.br/a-onu-em-acao/a-onu-e-o-meio-ambiente/. Acesso em 15 de outubro de 2014.

SAISSE, M.; LOUREIRO, C. F. B. Histórico da educação ambiental no âmbito federal da gestão ambiental pública: um panorama desde a Sema ao ICMBio. In: LOUREIRO, C. F. B. (Org.) Gestão pública do ambiente e educação ambiental: caminhos e interfaces. São Paulo: RiMa Editora, 2012.

SANTOS, J. S.; ARAÚJO, N. M. S. O Serviço Social e a Gestão Pública do Meio Ambiente. In: ARAÚJO, N. M. S.; SANTOS, J. S.; SILVA, M. das G. e (Orgs.). Educação Ambiental e Serviço Social: o PEAC e o licenciamento na gestão pública do meio ambiente. 2ª ed. São Cristóvão: Editora UFS, 2013.

SILVA, M. das G. e. Questão ambiental e as principais formas de enfrentamento no século XXI. In: ARAÚJO, N. M. S.; SANTOS, J. S.; SILVA, M. das G. e (Orgs.). Educação Ambiental e Serviço Social: o PEAC e o licenciamento na gestão pública do meio ambiente. 2ª ed. São Cristóvão: Editora UFS, 2013.

THEODORO, S. H. et al. (Org.) Uma crise anunciada. In: THEODORO, S. H. (Org.) Mediação de conflitos socioambientais. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.

WWF-Brasil. World Wildlife Fund. Dia da Sobrecarga da Terra/Overshoot Day. Disponível em: https://www.wwf.org.br/overshootday/. Acesso em 6 de agosto de 2022.

Publiée

2022-11-11