COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UMA “NOVA” PEDAGOGIA? ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DE UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL EMERGENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57107

Resumo

Essa tese tem como tema a noção de competências socioemocionais e como objeto de estudo a sua incorporação nas políticas curriculares da educação nacional. De modo mais específico, busca identificar e analisar os fundamentos econômicos, políticos, ideológicos e epistemológicos que orientam as propostas de formação de competências socioemocionais na atualidade. Além disso, e tendo como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico e dialético, analisamos, no contexto da crise do capital e do neoliberalismo, a construção e implementação dessa nova agenda educacional por organizações como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Instituto Ayrton Senna (IAS). A progressiva projeção alcançada pela noção de competências socioemocionais no Brasil, combinadas com a apropriação apressada e, via de regra, pouco crítica desse novo slogan pedagógico justifica a investigação de suas bases epistemológicas, políticas e sócio-históricas, bem como suas implicações ideológicas e pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas Emanuel Pinto Magalhães, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ) - Brasil. Professor de Disciplinas Pedagógicas da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) – Rio de Janeiro/Brasil e Pedagogo da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (ESS/UFF) – Rio de Janeiro/Brasil.

 

Referências

ALVES, Giovanni. P. A. Trabalho e subjetividade: o metabolismo social da reestruturação produtiva do capital. 2008. 199f. Tese de livre-docência. Universidade Estadual Paulista, Marília.

ANDRADE, Daniel P. Paixões, sentimentos morais e emoções. Uma história do poder emocional sobre o homem econômico. 2011. 408f. Tese. (Doutorado em Sociologia) - USP, São Paulo.

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviço na era digital. São Paulo. Boitempo editorial, 2018.

ANTUNES, Ricardo. Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. Boitempo Editorial, 2020.

BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Eve. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CHAUÍ, Marilena. O totalitarismo neoliberal. Anacronismo e irrupción, v. 10, n. 18, p. 307-328, 2020.

DAL ROSSO, Sadi. Mais trabalho!: a intensificação do labor na sociedade contemporânea. São Paulo: Boitempo, 2008.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo. Boitempo editorial, 2017.

FARIA, José Henrique de. A Realidade e Seu Conceito: Comentários Sobre A Crítica Ao “Sequestro Da Subjetividade”. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 25, n. 1, p. 269-282, 2019.

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica. O neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte/Veneza: Editora Âyiné, 2018.

HUWS, Ursula. Mundo material: o mito da economia imaterial. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 16, n. 1, p. 24-54, 2011.

LINHART, Danièle. Modernização e precarização da vida no trabalho. In: ANTUNES, Ricardo. Riqueza e miséria do trabalho no Brasil III (Org.) 1ºed. São Paulo: Boitempo, 2014.

LÓPEZ-RUIZ, Osvaldo Javier. O ethos dos executivos das transnacionais e o espírito do capitalismo. 2004. 385f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - UNICAMP, Campinas.

MARX, Karl. O Capital. Crítica da economia política. Livro 1: O processo de produção do capital. Boitempo Editorial, 2015.

SAFATLE, Vladimir. A economia moral neoliberal e seus descontentes. In: SAFATLE, Vladimir; SILVA JÚNIOR, Nelson da; DUNKER, Christian. (Orgs) Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

Downloads

Publicado

2023-04-13

Como Citar

Magalhães, J. E. P. (2023). COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UMA “NOVA” PEDAGOGIA? ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DE UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL EMERGENTE. Revista Trabalho Necessário, 21(44), 01-06. https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57107