Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Atual
Archives
Chamada de Artigos
À propos
Historico do Periódico
À propos de cette revue
Politica de Acesso Livre
Política Anti-Plágio
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Déclaration de confidentialité
Processo de Avaliação pelos Pares
Código de Conduta Ética
Declaração de Direito Autoral
Comité éditorial
Ficha Catalográfica
Contact
Soumissions
Enviar Submissão
Normas e Diretrizes para Publicação
Declaração de Direito Autoral
Declaração de Originalidade
Declaração de Privacidade
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Processo de Avaliação pelos Pares
Código de Conduta Ética
Normas da ABNT ( NBR 6023/2018 - Revisada e NBR 10520/2017)
Templates
Annonces
Base de Dados
Indexadores
Divulgação
Métricas
Links
Neddate
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 21 No 44 (2023): Crise do capital, luta de classes e educação hoje: utopia ou barbárie
Vol. 21 No 44 (2023): Crise do capital, luta de classes e educação hoje: utopia ou barbárie
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44
Publiée:
2023-04-13
L'ensemble du numéro
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
Expediente
Expediente
- - (Auteur)
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
Editorial
A ESPERANÇA NOS VIVIFICA PARA A LUTA: APÓS A VITÓRIA DE LULA NAS URNAS, DERROTAR O PROJETO NEFASTO DA EXTREMA DIREITA
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.58039
Lia Tiriba, Jacqueline Botelho, Regis Argüelles (Auteur)
01-05
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
Apresentação
CRISE DO CAPITAL, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO HOJE: UTOPIA OU BARBÁRIE
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.58048
Marise Ramos, Lucas Pelissari (Auteur)
01-16
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
Homenagens
MARIA CIAVATTA: UMA PESQUISADORA MILITANTE DA EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57611
Ramon de Oliveira (Auteur)
01-15
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
O CONHECIMENTO HISTÓRICO…, DE MARIA CIAVATTA
- - (Auteur)
PDF (Portugais)
Clássicos
JOSÉ ADRIANO BARATA-MOURA - UM FILÓSOFO, UM ARTISTA, UM COMBATENTE
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57572
Justino de Sousa Junior (Auteur)
01-23
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
PRÁTICA, POR JOSÉ BARATA-MOURA
- - (Auteur)
PDF (Portugais)
Artigos do Número Temático
A HISTORICIDADE DAS FORÇAS PRODUTIVAS: UM ESTUDO DO TEMPO PRESENTE EM TRABALHO-EDUCAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57468
Maria Ciavatta (Auteur)
01-19
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
A FORÇA MATERIAL DO CONHECIMENTO EM TRABALHO E EDUCAÇÃO NOS GOVERNOS LIGADOS AO PT: CONTRADIÇÕES DA DISPUTA NO ESTADO AMPLIADO
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57606
Marise Ramos (Auteur)
01-25
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
A LUTA DOS TRABALHADORES PELO DIREITO À EDUCAÇÃO E À FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57854
Carmen Sylvia Vidigal Moraes (Auteur)
01-38
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
A PESQUISA EM TRABALHO-EDUCAÇÃO COMO FORÇA MATERIAL: DESVELANDO CAMPOS DO REAL
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57494
Lia Tiriba, Maria Clara Bueno Fischer (Auteur)
01-24
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
ECONOMIA, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO. (MESA DE ABERTURA DO V INTERCRÍTICA)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57571
Pedro Rossi (Auteur)
01-08
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
CONJUNTURA BRASILEIRA, CONTRARREFORMAS EDUCACIONAIS E PERSPECTIVAS PARA A LUTA POPULAR (MESA DE ENCERRAMENTO DO V INTERCRÍTICA)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57869
Marcio Pochmann (Auteur)
01-15
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
O TRIUNFO DE TANATOS: HIPNOCAPITALISMO E SOCIOMETABOLISMO DA BARBÁRIE
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57714
Giovanni Alves (Auteur)
01-26
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
NEGACIONISMO E IDEOLOGIA: A ATIVIDADE TEÓRICA NOS PROCESSOS DE CONSCIÊNCIA
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57641
Giovanni Frizzo (Auteur)
01-22
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
“NÃO PENSE EM CRISE, TRABALHE”: O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E A CRISE ORGÂNICA DO CAPITALISMO BRASILEIRO
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57573
Maria Carolina Pires de Andrade, Vânia Cardoso da Motta (Auteur)
01-21
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
NEOLIBERALISMO, GERENCIALISMO E EDUCAÇÃO: O PROJETO DO EMPRESARIADO PARA A AMÉRICA LATINA
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57593
Maria Raquel Caetano (Auteur)
01-19
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA: LEGITIMAÇÃO DE INTERESSES PRIVADOS NA ESCOLA PÚBLICA
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.56118
Fernanda Denise Siems, Marcos Edgar Bassi (Auteur)
01-27
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
A BARBÁRIE NEOLIBERAL E A ESCOLA: A FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES PARA UM MUNDO SEM DIREITOS E SEM EMPREGO
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57268
Tiago Fávero de Oliveira (Auteur)
01-24
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
O EMPREENDEDORISMO COMO PROJETO DE VIDA JUVENIL NO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57385
Carlos Soares Barbosa, Michelle Paranhos (Auteur)
01-27
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO EM VOCÊ NÃO ESTAVA AQUI, DE KEN LOACH: PROBLEMATIZAÇÃO DA RELAÇÃO CINEMA E FORMAÇÃO HUMANA
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.56436
Victor Gagno Grillo, Maria Amélia Dalvi (Auteur)
01-23
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
CONTRIBUIÇÕES DE ALTHUSSER E FOUCAULT PARA OS ESTUDOS SOBRE MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57036
Alexandre Marinho Pimenta (Auteur)
01-24
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57309
Mauro Rogério de Almeida Vieira (Auteur)
01-25
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
Resenha
TRABALHO DOCENTE SOB FOGO CRUZADO, NO LABIRINTO DO CAPITAL E NO CONTEXTO DA PANDEMIA [Jonas Emanuel Pinto Magalhães e Orgs]
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57333
KATHARINE PINTO SILVA (Auteur)
01-05
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL DO SÉCULO XXI: POLÍTICAS, CRÍTICAS E PERSPECTIVAS VOL. 1 E 2 [José Deribaldo Gomes dos Santos, Domingos Leite Lima Filho, Henrique Tahan Novaes – Orgs.]
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57848
Hemerson Moura, Ana Carolina Bordini Brabo Caridá (Auteur)
01-06
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
Entrevista
O MUNDO DE HOJE ENTRE A UTOPIA E A BARBÁRIE NAS REFLEXÕES DE UM INTELECTUAL - ENTREVISTA COM GAUDÊNCIO FRIGOTTO
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57745
Lucas Pelissari , Marise Ramos (Auteur)
01-22
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
Ensaio
YA ES UN NUEVO TIEMPO EL PRESENTE. AMÉRICA LATINA EN LA TERCERA DÉCADA DEL SIGLO XXI
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57305
Jaime Ortega Reyna (Auteur)
01-11
PDF (Espagnol)
HTML (Espagnol)
CONCENTRAÇÃO DE FORÇAS PRODUTIVAS, LUTA DE CLASSES E IMPOSSIBILIDADE DE UM “SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO” UNITÁRIO
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.56127
Elza Margarida de Mendonça Peixoto (Auteur)
01-24
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
Teses e Dissertações
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UMA “NOVA” PEDAGOGIA? ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DE UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL EMERGENTE
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57107
Jonas Emanuel Pinto Magalhães (Auteur)
01-06
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: DO PROJETO DE LEI Nº 6.840/2013 À LEI Nº 13.415/2017
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57339
Alana Lemos Bueno (Auteur)
01-05
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
OS SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57288
João Kaio Cavalcante de Morais (Auteur)
01-06
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: UMA CONTRARREFORMA TRABALHISTA PARA O TRABALHO DOCENTE
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57626
Vera Nepomuceno (Auteur)
01-05
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
Memória e Documentos
SÍNTESE DO V INTERCRÍTICA
- - (Auteur)
PDF (Portugais)
COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO “O V INTERCRÍTICA: UMA SÍNTESE POSSÍVEL DO ACÚMULO TEÓRICO E POLÍTICO”
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57652
Lucas Pelissari, Doriedson do Socorro Rodrigues (Auteur)
01-07
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
PL 1.603/1996: O JOGO IDEOLÓGICO E ECONÔMICO DA EDUCAÇÃO DOS MAIS POBRES NO BRASIL NEOLIBERAL
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57608
Acácia Kuenzer (Auteur)
01-12
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
PL 1.603/1996
- - (Auteur)
PDF (Portugais)
Faire une soumission
Faire une soumission
Langue
English
Español
Français
Português
Mots-clés
formation continue
alternance
Informations
Pour les lecteurs
Pour les auteurs
Pour les bibliothécaires