EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON

Autores

  • Mauro Rogério de Almeida Vieira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57309

Resumo

O artigo indica como a experiência da classe trabalhadora na economia solidária contribui para a práxis político-educativa da educação profissional. Seguindo Thompson, parte-se da compreensão de que o ‘fazer-se’ da educação profissional é marcado pela disputa da formação da classe trabalhadora. Desse modo, a partir da investigação teórica e de observação-participante do projeto ‘GerAção Solidária/IFRN’, constata-se que a articulação da experiência de classe na economia solidária com a educação profissional promove um restabelecimento dos laços entre educação e os anseios da classes populares.

Palavras-chave: Educação profissional; Práxis; Experiência; Economia Solidária; E. P. Thompson

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Biografia do Autor

Mauro Rogério de Almeida Vieira, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Ceará. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN/Mossoró.

 

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Publicado

2023-04-13

Como Citar

de Almeida Vieira, M. R. . (2023). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON. Revista Trabalho Necessário, 21(44), 01-25. https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57309