EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57309Resumo
O artigo indica como a experiência da classe trabalhadora na economia solidária contribui para a práxis político-educativa da educação profissional. Seguindo Thompson, parte-se da compreensão de que o ‘fazer-se’ da educação profissional é marcado pela disputa da formação da classe trabalhadora. Desse modo, a partir da investigação teórica e de observação-participante do projeto ‘GerAção Solidária/IFRN’, constata-se que a articulação da experiência de classe na economia solidária com a educação profissional promove um restabelecimento dos laços entre educação e os anseios da classes populares.
Palavras-chave: Educação profissional; Práxis; Experiência; Economia Solidária; E. P. Thompson
Downloads
Referências
CENTRO FEMINISTA 8 DE MARÇO. A instituição. Disponível em https://centrofeminista.com/a-instituicao/. Acesso em 08 de abril de 2020.
FERNANDES, F. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. A formação do “cidadão produtivo”: da política de expansão do ensino médio técnico nos anos 80 à fragmentação da educação profissional nos anos 90: entre discursos e imagens (2001-2004). Rio de Janeiro: UFF, Relatório de pesquisa, 2004.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
GAIGER, L. I. A Economia Solidária e a revitalização do paradigma cooperativo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 28, n. 82, 2013.
GALEANO, E As veias abertas da América Latina. Editora L&PM, 2010.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
IFRN. Projeto político-pedagógico do IFRN: Uma construção coletiva. Natal/RN, 2012.
IFRN/MOSSORÓ. Relatórios de Gestão. Mossoró, 2018. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/campus/mossoro/institucional/relatorios-de-gestao. Acesso em 14 de outubro de 2020.
IFRN/MOSSORÓ. Relatórios de Gestão. Mossoró, 2016. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/campus/mossoro/arquivos/relatorio-de-gestao. Acesso em 14 de outubro de 2020.
IFRN/MOSSORÓ. Relatório do I seminário – Economia Solidária em movimento: problemas e soluções. Mossoró, 2017. Disponível no arquivo do projeto “GerAção Solidária”. Acesso em 14 de outubro de 2020.
JINKINGS, I. DORIA, K. CLETO, M. Por que gritamos golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2016.
MARX, K. ENGELS, F. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2005.
MARX, K. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo, 2010.
PRADO Jr., Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo, Editora Brasiliense, 1994. 390 p.
QUEIROZ, K. da S.; SOUZA, Fr. das C. S. Implantação da UNED/ETFRN em Mossoró: A primeira expansão da educação profissional federal no Rio Grande do Norte. Revista brasileira de educação profissional e tecnológica, 2017. v. 2 nº 13.
REDE XIQUE XIQUE. Carta de princípios da Rede Xique Xique de comercialização solidária. Disponível em http://redexiquexique.resf.com.br/quem-somos/. Acesso em 28 de abril de 2020.
SANTOS, J. A. dos. A trajetória da educação profissional. In: LOPES, Eliane M. T.; FARIAS FILHO, Luciano M.; VEIGA, Cyntia G. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SINGER, P. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.
SOUSA Jr. J. de. Trabalho, práxis e o programa marxiano da educação. In: Reunião anual da ANPED, 31, 2008, Caxambu. Anais. Caxambu, ANPED, 2008.
THOMPSON, E. P. A miséria da teoria. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
THOMPSON, E. P. A Formação da Classe Operária Inglesa: A Árvore da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.
THOMPSON, E. P. Costume, lei e direito comum. In: THOMPSON, E. P. Costumes em comum – Estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
THOMPSON, E. P. Os Românticos – a Inglaterra na era revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
TIRIBA, L. Fios invisíveis do(s) mundo(s) do Trabalho: a experiência à lupa. In: Magalhães, Lívia Diana R.; Tiriba, Lia. Experiência: o termo ausente? Sobre história, memória, trabalho e educação. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018.
VANNUCHI, P. Juventude e sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.