JOSÉ ADRIANO BARATA-MOURA - UM FILÓSOFO, UM ARTISTA, UM COMBATENTE
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57572Resumo
Este artigo foi desenvolvido a partir de uma intenção maior: homenagear o filósofo Barata-Moura. Por entender que a melhor maneira de homenagear um intelectual da grandeza de Barata-Moura é tentando fazer o que ele mais preza, que é o exercício do pensar, o artigo se propõe a ir além das menções elogiosas, totalmente merecidas, pondo em discussão aspectos fundamentais da investigação do filósofo sobre a categoria práxis e sua relação com o problema do idealismo. O artigo procura demonstrar o quanto as pesquisas de Barata-Moura sobre a práxis resultam fundamentais para as pesquisas em educação.
Palavras-chave: Barata-Moura; práxis; idealismo; formação humana.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, L. Para una crítica de la práctica teórica – respuesta a John Lewis. Traducido por Santiago Funes. Buenos Aires: Siglo XXI editores, 1974.
BARATA-MOURA, J. A. Ideologia e prática. Lisboa: Editorial Caminho, 1978.
BARATA-MOURA, J. Da representação à práxis – itinerários do idealismo contemporâneo. Lisboa: Editorial Caminho, 1986 (a).
BARATA-MOURA, J. Ontologias da “práxis” e idealismo. Lisboa: editorial Caminho, 1986 (b).
BARATA-MOURA, J. O ‘nosso Gramsci’ e (de novo) a questão da ontologia marxista. Revista Vértice, Lisboa nº. 37, abril, 1991.
BARATA-MOURA, J. Prática – para uma aclaração do seu sentido como categoria filosófica. Lisboa: Edições Colibri, 1994.
BARATA-MOURA, J. As teses das teses – para um exercício de leitura. Lisboa: Edições avante, 2018.
COUTINHO, C.N. De Rousseau a Gramsci – ensaios de teoria política. São Paulo: Boitempo, 2011.
ENGELS, E. La dialectica de la naturaleza. Traducción Wenceslao Roces. México-DF: Editorial Grijalbo, 1961.
GRAMSCI, A. Cuadernos de la cárcel. Edición crítica del Instituto Gramsci a cargo de Valentino Gerratana. Traducción de Ana María Palos, revisada por José Luis González. México - DF: Ediciones Era, 1986. T 4.
KONDER, L. O futuro da filosofia da práxis - o pensamento de Marx no século XXI. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992.
KOSIK. K. Dialética do concreto. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
LOSURDO, D. Os primórdios de Gramsci: entre o risogimento e a I Guerra Mundial. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 26, n. 70, set./dez. 2006.
LUKÁCS, G. Historia y conciencia de clase. Traducción del francés: Francisco Duque. La Habana: Instituto del libro, 1970.
LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social II. Tradução Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2013.
SOUSA JUNIOR, J. de. Práxis, ontologia e formação humana. Lisboa: Lisbon International Press, 2021
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.