“NÃO PENSE EM CRISE, TRABALHE”: O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E A CRISE ORGÂNICA DO CAPITALISMO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57573

Resumo

“Não pense em crise, trabalhe” foi a frase espalhada pela cidade de Florianópolis em 2016 pelo então presidente golpista Michel Temer, que traduzia muito bem o projeto de sociedade em curso. Argumentamos que a crise orgânica instalada no Brasil em 2013 fez imperioso ajustes estruturais e superestruturais, expressos em um conjunto de contrarreformas que operaram, concretamente, uma nova etapa da reforma neoliberal. Demonstramos que o conjunto de ataques à educação, com foco no Novo Ensino Médio, inauguraram uma nova fase do empresariamento da educação de novo tipo cujos desdobramentos são inaceitáveis.

Palavras-chave: Novo Ensino Médio; Empresariamento da educação de novo tipo; crise orgânica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Carolina Pires de Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente na rede privada de educação do Rio de Janeiro.

Vânia Cardoso da Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Serviço Social pela mesma universidade.

Referências

ANDRADE, M. C. P. de.; MOTTA, V. C. da. Base Nacional Comum Curricular e novo ensino médio: uma análise à luz de categorias de Florestan Fernandes. Revista HISTEDBR on-line, Campinas, SP, v. 20, 2020.

ANDRADE, M.C.P. Base Nacional Comum e Novo Ensino Médio: expressões do empresariamento da educação de novo tipo em meio à crise orgânica do capitalismo brasileiro. 2020. 358f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UFRJ, Rio de Janeiro.

COUTINHO, C. N. A época neoliberal: revolução passiva ou contra-reforma? Novos Rumos, Marília, Universidade Estadual Paulista, v.49, n.1, jan./jun. 2012.

ENGELS, F. Princípios do Comunismo. In: MARX, K.; ENGELS, F. Educação, Ensino e Marxismo. São Paulo: Iskra, 2016.

FERNANDES, F. A revolução burguesa no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

FREITAS, L. C. de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. In: Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, nº. 129, 2014.

FONTES, V. O Brasil e o capital imperialismo: teoria e história. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere, volume 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere, volume 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

MOTTA, V. Ideologia do capital social: atribuindo uma face mais humana ao capital. Ed UERJ, Rio de Janeiro, 2008.

MOTTA, V; LEHER, R. Trabalho Docente No Contexto Do Retrocesso Do Retrocesso. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 2, n. 3, 2017.

Downloads

Publicado

2023-04-13

Como Citar

Pires de Andrade, M. C. ., & Cardoso da Motta, V. . (2023). “NÃO PENSE EM CRISE, TRABALHE”: O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E A CRISE ORGÂNICA DO CAPITALISMO BRASILEIRO. Revista Trabalho Necessário, 21(44), 01-21. https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57573