O MUNDO DE HOJE ENTRE A UTOPIA E A BARBÁRIE NAS REFLEXÕES DE UM INTELECTUAL - ENTREVISTA COM GAUDÊNCIO FRIGOTTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57745

Resumo

O entrevistado deste número é Gaudêncio Frigotto, que respondeu às questões por escrito no início do mês de março de 2023. Ele nos fala sobre a atual conjuntura brasileira, considerando a ascensão do neoconservadorismo no mundo e no Brasil nas últimas décadas. Destaca desafios a serem enfrentados pelas forças progressistas no contexto do atual governo e discorre sobre interesses que estão em jogo na disputa pelo ensino médio. Por ser uma “traição à juventude brasileira”, “a revogação se constitui no pilar das mudanças imperativas”, não sinalizada pelo grupo dirigente do MEC, estranhamente da “cota de escolha do núcleo decisório da Presidência da República”. Ao tempo que aponta algumas estratégias que poderiam ser tomadas nesse sentido, critica a opção, até então demonstrada por esse grupo, de ignorar o conhecimento científico produzido em Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Pelissari , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisa políticas de educação profissional a partir dos conflitos de classe da sociedade capitalista. 

Marise Ramos, Fundação Oswaldo Cruz (Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio)

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Pós-doutorado em Etnossociologia do Conhecimento Profissional na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Portugal (2012). É Especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) e professora associada da Faculdade de Educação da UERJ. Docente credenciada no quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ) e de Educação Profissional em Saúde (EPSJV/Fiocruz), do qual foi coordenadora no período de 2008 a 2012. Foi Diretora de Ensino Médio do Ministério da Educação (2003-2004), coordenadora do GT Trabalho e Educação da Anped (2008-2010) e representante do mesmo GT no Comitê Científico dessa associação (2011-2012). É uma das coordenadoras do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde UFF/UERJ/FIOCRUZ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional em saúde, educação profissional integrada ao ensino médio, ensino médio, ensino técnico, reformas educacionais, saberes profissionais. É bolsista de produtividade do CNPq.

Referências

FERNANDES, F. Os circuitos da história. São Paulo: HUCITEC, 1977.

FERNANDES, F. O desafio educacional. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2020.

HOBSBAWM, E. Política extrema. Caderno Mais, Jornal Folha de São Paulo, São Paulo, 18 de abril de 2010.

HOBSBAWM, E. Como mudar o mundo: Marx e o Marxismo, São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

LÖWY, M. Dos governos de direita, Bolsonaro é o que mais tem traços neofascistas. Jornal Brasil de Fato, 19/08//2019.

MARX, K. O Capital, v. 1, tomo 2. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

OLIVEIRA, F. Os direitos do antivalor: a economia política da hegemonia imperfeita. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

Downloads

Publicado

2023-04-13

Como Citar

Pelissari , L., & Ramos, M. (2023). O MUNDO DE HOJE ENTRE A UTOPIA E A BARBÁRIE NAS REFLEXÕES DE UM INTELECTUAL - ENTREVISTA COM GAUDÊNCIO FRIGOTTO. Revista Trabalho Necessário, 21(44), 01-22. https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57745