TRABALHO COMO CENTRALIDADE MARXISTA NO SÉCULO ATUAL E OS PRINCÍPIOS DE UMA EDUCAÇÃO POPULAR BRASILEIRA PARA A COLETIVIDADE

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i47.58364

Resumo

Refletimos sobre a contribuição de Marx no século XIX, com o intuito de entender as demandas socioeducacionais do século atual. Comparamos concepções categóricas de Hegel, Gramsci e Lukács para analisar a educação pública de tempo integral em favor das classes subalternas e gêneros diversos. Para tal, tomamos como exemplo os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs/CIEPs-RJ), idealizados e materializados por Darcy Ribeiro, entre os anos 1983-1987. Indicamos a importância da educação popular de acesso gratuito às crianças e aos adolescentes, para além dos turnos escolares tradicionalmente fragmentados.

Palavras-chave: Marx; Marxismo; Darcy Ribeiro; CIEPs; Cultura.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Macedo das Chagas, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro - Brasil. Professor e pesquisador do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), Rio de Janeiro - Brasil.

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Publicado

2024-02-22

Como Citar

Macedo das Chagas, M. A. . (2024). TRABALHO COMO CENTRALIDADE MARXISTA NO SÉCULO ATUAL E OS PRINCÍPIOS DE UMA EDUCAÇÃO POPULAR BRASILEIRA PARA A COLETIVIDADE. Revista Trabalho Necessário, 22(47), 01-22. https://doi.org/10.22409/tn.v22i47.58364