O NOSSO MUNDO PODE SER DIFERENTE: LEMBRANDO CARLOS RODRIGUES BRANDÃO

Autores

  • Danilo R. Streck Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i46.59413

Resumo

Ao pensar sobre como iniciar a tarefa de escrever algo sobre Carlos Rodrigues Brandão que faça sentido para quem o conheceu e eventualmente apresentá-lo a quem não teve esse privilégio, veio-me à mente um conto de Gabriel García Márquez que Rubem Alves, um grande amigo de Carlos, gostava de contar. Trata-se do conto “O afogado mais bonito do mundo”, que tem mais ou menos o seguinte enredo: Na praia de um pequeno povoado no litoral caribenho, aparece o corpo de um homem. Quem o vê primeiro são as crianças, os homens levam o corpo inerte para dentro de casa e são as mulheres que cuidam dele e o preparam para o velório. Deparam-se, então, com uma figura diferente daquelas que são comuns no povoado. É um homem maior, mais bonito, com vestígios de ter vindo de lugares longínquos e desconhecidos. Começam então a tecer histórias que acabam mudando a vida do povoado. Os moradores sabiam, como diz o autor, que desde então tudo seria diferente no povoado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo R. Streck , Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Educação pela Rutgers University, Estados Unidos. Professor titular da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul - Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Streck , D. R. (2023). O NOSSO MUNDO PODE SER DIFERENTE: LEMBRANDO CARLOS RODRIGUES BRANDÃO. Revista Trabalho Necessário, 21(46), 01-05. https://doi.org/10.22409/tn.v21i46.59413