A REPRODUÇÃO SOCIAL DO PROLETARIADO E A ORGANIZAÇÃO DA CLASSE – ENTREVISTA COM PIETRO BASSO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i46.59596Resumo
O entrevistado deste número é o sociólogo italiano Pietro Basso que concedeu a entrevista na sua casa, em Mogliano Veneto, no dia 19 de junho de 2023, tendo sido revisada pelo mesmo após a transcrição.
Pietro Basso tem larga experiência acadêmica e militante. Lecionou sociologia no Instituto Universitário Oriental de Nápoles e na Universidade Ca’Foscari Veneza, Itália. Atualmente está aposentado e contribui como editor da revista “Il Cuneo rosso” e do blog internacionalista “Il pungolo rosso”. Foi por muitos anos diretor, na Ca’Foscari, do Master Sull’Immigrazione, a primeira experiência italiana de formação no âmbito da pós-graduação sobre o fenômeno migratório, que teve entre seus palestrantes estudiosos de alto nível de todo o mundo. É autor e organizador de muitos livros, edições de revistas e ensaios sobre temas da mundialização e do mercado de trabalho, desemprego, organização do trabalho e do tempo de trabalho, “raça” e racismo de Estado, islamofobia, imigração internacional, lutas do proletariado, história do movimento comunista. Algumas de suas obras foram traduzidas em vários idiomas. No Brasil, além de artigos e capítulos de livros, publicou o livro “Tempos modernos, jornadas antigas: vidas de trabalho no início do século XXI”, pela editora da UNICAMP, em 2018.
A sua produção acadêmica e ativismo político concentram-se na crítica marxista do capitalismo e nesta entrevista Pietro nos fala sobre a reprodução social do proletariado hoje no contexto do capital, global e nacional, indicando tendências gerais e contrastando com situações específicas regionais. Sobre a reprodução social da massa de trabalhadores imigrantes que compõem o proletariado, Pietro analisa como “o destino das trabalhadoras e dos trabalhadores imigrantes é o destino de todos”, ou seja, como a inferiorização dos imigrantes fomenta divisões na classe trabalhadora e funciona como alavanca para piorar a condição do proletariado como um todo. Ao mesmo tempo, as lutas dos imigrantes contra a discriminação e o racismo incidem também nas lutas dos trabalhadores em geral. Nosso entrevistado aborda ainda as dificuldades de organização dos trabalhadores italianos, recorrendo a elementos históricos, ao contexto social e político atual e indicando os setores e organizações que, de forma limitada, vêm se constituindo como vanguarda das lutas. Por fim, Pietro é desafiado a pensar sobre um novo Manifesto do Partido Comunista, analisando alguns aspectos, como o nível atual de destrutividade do capitalismo plenamente realizado, a atual composição do proletariado cada vez mais multinacional e multirracial, a crescente composição feminina do proletariado internacional e o vigor da concepção de Marx e Engels sobre a auto-organização da classe, necessária para orientar o protagonismo de massa dos trabalhadores diante das condições atuais.
A entrevista é acompanhada pela tradução do texto original em italiano Quarenta anos de ataques capitalistas: como mudaram a condição e o modo de pensar dos trabalhadores, publicado originalmente na revista Il cuneo rosso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.