TRABALHO-EDUCAÇÃO, EXPERIÊNCIA DE CLASSE E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS TECIDAS NOS ESPAÇOS DE OCUPAÇÃO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM-TETO (MTST)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i46.59787

Resumo

O esforço de síntese aqui apresentado é fruto da trajetória de pesquisa realizada no Doutorado em Educação, da Faculdade de Educação, na Universidade Federal Fluminense, sob orientação de Lia Tiriba. Nosso trabalho de investigação junto ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto surge a partir da minha inserção como coordenador estadual do movimento, acompanhando os espaços de ocupação, tais como assembleias, Cozinhas Solidárias, atos públicos e ocupações de moradia. Partindo da premissa de que a questão da habitação é um elemento fundamental para a garantir existência humana, o objetivo da pesquisa foi o de analisar processos de ‘ocupação’ do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), entendidos como experiência de classe e como mediação na formação política de homens e mulheres que integram a parcela mais precarizada da classe trabalhadora. 

Palavras-Chave: Trabalho-educação. Movimentos sociais. Ocupação. Experiência de classe. Relações pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Augusto de Oliveira Gomes, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018). Atualmente é professor do Centro Educacional Sobral Pinto e doutorando em educação pela Universidade Federal Fluminense .

Referências

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, volume 1 / Antônio Gramsci; edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho; coedição, Luiz Sergio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. — Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, volume 2 / Antônio Gramsci; edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho; coedição, Luiz Sergio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. — Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa, 1: a árvore da liberdade; tradução de Denise Bottmann. 7ª . ed. – São Paulo : Paz e Terra, 2015

THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

TIRIBA, L. Cultura do Trabalho, Autogestão e Formação de Trabalhadores Associados na Produção. Perspectiva (UFSC) , v. 1, p. 20-27, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10295/0 Acesso em: 20 ago. 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Gomes, L. A. de O. (2023). TRABALHO-EDUCAÇÃO, EXPERIÊNCIA DE CLASSE E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS TECIDAS NOS ESPAÇOS DE OCUPAÇÃO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM-TETO (MTST). Revista Trabalho Necessário, 21(46), 01-05. https://doi.org/10.22409/tn.v21i46.59787