PARA ANALISAR MODOS DE VIDA: RAYMOND WILLIAMS E ESTRUTURA DE SENTIMENTOS EM TORTO ARADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i47.60059

Resumo

Refletimos sobre a hipótese cultural “estruturas de sentimentos” de Raymond Williams, tendo em conta a relevância da arte e da literatura como fontes de pesquisa para apreensão de formas de fazer, sentir e pensar de determinados grupos sociais, entendidas como elementos constitutivos do processo histórico. Indicamos que essa categoria também contribui para acessar modos de vida que se manifestam nas relações dos seres humanos com a natureza, no trabalho e na convivência em uma comunidade. Analisamos o romance Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, articulando “estruturas de sentimentos” aos conceitos de modos de vida, natureza e cultura.

Palavras-Chave: Estruturas de Sentimentos. Raymond Williams. Modos de vida. Comunidades Tradicionais. Torto Arado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Eduardo da Conceição Chagas, Universidade Federal Fluminense

Graduando em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói - Brasil; bolsista de Iniciação Científica (Pibic/UFF) na pesquisa “Trabalho-educação, modos de vida e estruturas de sentimentos em comunidades tradicionais”, coordenada pela Profa. Dra. Lia Tiriba (UFF).

Lia Tiriba, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (UCM), Espanha. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, Niterói - Brasil.

Referências

ALVES, A. E. S. Trabalho, vida rural e educação. Revista Histed-br, [on-line], n. 70, dez. 2016, p. 163-177.

AQUINO, M. A situação da classe trabalhadora ribeirinha na bacia do Rio Doce: Crime ambiental, lutas de classe, trabalho e educação. 2023. 225f. Tese (Doutorado em Educação) – UFF, Niterói.

BRANDÃO, C. R; BORGES, M. C. O lugar da vida: Comunidade e Comunidade Tradicional. Campo-Território: Revista de Geografia Agrária. Edição especial do XXI ENGA-2012, jun., 2014, p. 1-23.

BLOCH, M. Apologia da história, ou, O ofício do historiador. Tradução André Telles – 1ª ed – Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CANDIDO, A. Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2010.

DUVAL, Julien. Estilos de vida. In: CATANI, Afrânio M. et al (orgs.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. p. 187-189.

FILHO, W. F. Encruzilhadas da Liberdade: histórias e trajetórias de escravos e libertos na Bahia, 1870-1910. 2004. 355f. Tese (Doutorado em História) – UNICAMP, Campinas.

KOWARICK, L. Trabalho e vadiagem. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

OLIVEIRA, A. U. A Geografia agrária e as transformações territoriais recentes no campo brasileiro. São Paulo: Contexto, 1998.

OLIVEIRA, L. D. As Estruturas de Sentimento: História e desenvolvimento da noção cultural por Raymond Williams. 2016. 128f. Dissertação (Mestrado em História) – PUC, São Paulo.

SOUZA, R. G. A estrutura de sentimento e a compreensão do cenário artístico brasileiro: uma leitura a partir da obra de Marcelo Ridenti. In: Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 29, 2017. Anais [...]. Brasília: UNB, 2017.

SOUZA, W. K. A; MIRANDA, E. R. S. Trabalho-educação e (re)estruturação de modos de vida: experiências, lutas e resistências na(s) amazônia(s) brasileira(s). In: ALVES, A. E.; TIRIBA, L. (orgs.). Cios da Terra: Sobre trabalho, cultura, produção de saberes e educação no campo. Uberlândia: Navegando, 2022.

TIRIBA, L. Modo(s) de vida e modos de produção da existência humana: ensaio teórico-metodológico. Germinal, v. 13, p. 407-419, 2021.

THOMPSON, E. P. A formação da classe operária na Inglaterra. Tradução Denise Bottmann. 12 ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2021.

VIEIRA JUNIOR, I. Torto Arado. São Paulo: Todavia, 2019.

WILLIAMS, R. Marxismo e Literatura. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

WILLIAMS, R. Cultura e Materialismo. Tradução André Glaser. São Paulo: Editora Unesp, 2011a.

WILLIAMS, R. O Campo e a Cidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. (edição de bolso).

Downloads

Publicado

2024-02-22

Como Citar

Chagas, L., & Tiriba, L. (2024). PARA ANALISAR MODOS DE VIDA: RAYMOND WILLIAMS E ESTRUTURA DE SENTIMENTOS EM TORTO ARADO. Revista Trabalho Necessário, 22(47), 01-26. https://doi.org/10.22409/tn.v21i47.60059